FJP alcança milhares de jovens com projetos educativos, esportivos, assistenciais e de lazer

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Redação Secom/ Edição: Denis Rocha/Secom | Publicado em 05 de janeiro de 2024 às 13:14

Ações foram desenvolvidas durante ano de 2023 em diversos pontos da cidade

Fortalecendo as ações de políticas públicas direcionadas para os jovens palmenses, a Fundação Municipal da Juventude (FJP) promoveu ao longo do ano diversas frentes de trabalhos, com destaques para ampliação das vagas dos programas Cartão do Estudante e Vem Enem, e a realização de mais uma edição da Semana Municipal da Juventude de Palmas. As ações programadas de forma descentralizadas e intersetoriais contemplaram diversos pontos da Capital, com apresentações musicais, culturais, palestras educativas, rodas de conversa e de conscientização. 

 

Cartão do Estudante

No início do ano, a Prefeitura de Palmas publicou o edital que ofereceu 750 vagas para o programa Cartão do Estudante, que atende universitários e alunos da rede de ensino técnico que comprovem baixa renda. O benefício ajuda no custeio de 75% do valor pago nas passagens do sistema de transporte coletivo. Ainda no segundo semestre, foram disponibilizadas outras 219 vagas remanescentes do programa de assistência estudantil. 

 

Colab Jovem

Com o intuito de trabalhar a transversalidade, permitindo que as ações da pasta conversem e se desenvolvam de forma complementar, foi promovido o evento Colab Jovem. A primeira edição temática aconteceu na grande praça do Espaço Cultural, e a segunda no setor Jardim Aureny III. Ambas contaram com apresentações culturais e emissões de documentos pessoais. O Colab Jovem alcançou 1.220 jovens.

 

Vem Enem

Outra atividade 100% gratuita e que vale destaque é o programa Vem Enem, que consiste em promover a seleção de jovens, prioritariamente matriculados ou egressos da rede pública de ensino, para o curso pré-vestibular, facilitando o acesso ao ensino superior. Ao todo, a ação disponibilizou 700 vagas. O Serviço Social do Comércio (Sesc) é parceiro da iniciativa.

 

Semana da Juventude

A pasta realizou também a 3ª Semana Municipal da Juventude de Palmas, uma programação repleta de atividades com atrações gratuitas e educativas, apresentações musicais de artistas regionais, que aconteceram na orla da Praia da Graciosa e no Ginásio Ayrton Senna. A entrega do Prêmio Jovem Influenciador para 12 personalidades digitais da cidade fechou com chave de ouro a programação. As personalidades foram escolhidas por desempenharem atividades positivas no ambiente digital, que tem o poder de transformar e incentivar outros jovens a seguirem seus sonhos. 

 

Conscientização e Prevenção

Com o objetivo de conscientizar e levar respostas às inquietações comuns aos jovens que estão às vésperas da vida adulta, foi realizada várias atividades como a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas com palestras educativas, o projeto Tardes Jovens, com música e dança direcionada para o público de Taquaralto e o Olé Nas Drogas, campeonato de Futebol de Base que contou com a participação de 655 jogadores e 28 clubes. 

“O ano de 2023 foi muito desafiador, mas com o trabalho da gestão municipal e da FJP cumprimos a missão de gerar oportunidades e inserir os jovens nos espaços de convivência em sociedade, através de políticas públicas que valorizam suas potencialidades’’, destacou o presidente da Fundação da Juventude, Raimundo Júnior, reforçando que o próximo ano terá outras novidades para os jovens de Palmas.