FMA assina acordo de cooperação com as associações e cooperativas de recicláveis

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 09 de agosto de 2022 às 14:43

Objetivo é definir direitos e responsabilidades de cada ente parceiro, além de permitir que as entidades trabalhem formalizadas

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) assinou na tarde desta terça-feira, 09, um acordo de cooperação com as associações e cooperativas de recicláveis que atuam na Capital, com o objetivo de determinar direitos e responsabilidades de cada ente parceiro, além de permitir que essas entidades trabalhem formalizadas.

Segundo previsto no acordo, cabe a FMA realizar a sensibilização da comunidade sobre a necessidade de estruturar a coleta seletiva e separação de recicláveis na Capital, instalar e divulgar os locais de ecopontos, coordenar a coleta de materiais nesses ecopontos e organizar o envio para as sedes das associações e cooperativas, dentre outros.

Já aos parceiros da FMA, cabe manter suas documentações, inclusive as licenças ambientais, atualizadas, dar destinação ambiental correta aos materiais coletados, contribuir para manutenção da limpeza e organização dos contêineres, dentre outros.

Vale destacar que a assinatura do acordo permite que os membros das associações e cooperativa concorram em editais de financiamentos.

Assinaram o termo de cooperação com a FMA a Cooperativa De Produção de Recicláveis do Tocantins Ltda (Cooperan), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos de Palmas (Ascamares); Reciclopalmas Associação de Catadores de Materiais Recicláveis.

Caminhão
Além de assinar o acordo de cooperação, as associações e cooperativa parceiras passarão a contar com um caminhão, cedido pelo Município, via Fundação de Meio ambiente, exclusivo para a coleta de materiais nos ecopontos. O material será recolhido as terças e sextas-feiras e a cada semana será entregue em uma associação ou cooperativa parceira, conforme cronograma pré-estabelecido.

Texto:  Georgethe Pinheiro/Secom
Edição: Secom Palmas