FMA inaugura estação hidrometeorológica no Dia Mundial da Água

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 21 de março de 2024 às 15:24

Outra atividades comemorativas são realizadas em parceria com a empresa BRK, Semarh e outros parceiros até 6 de abril

Nesta sexta-feira, 22, é celebrado o Dia da Água e para homenagear a data a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e parceiros estão realizando uma série de atividades, iniciadas nesta quarta-feira, 20, e que seguem até o próximo dia 6 de abril. Às 9 horas, desta sexta, na Avenida NS-15, ao lado da ponte sobre o Córrego Brejo Comprido, perto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, será inaugurada a estação hidrometeorológica, uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD) de monitoramento por telemetria de nível, chuva e vazão do córrego, em parceria entre a FMA e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com o envolvimento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP). São também parceiros da ação as Secretarias Municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Municipal de Saúde (Semus) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup).

Ainda no dia 22, após a inauguração da estação hidrometeorológica, será realizado um Plano na Área de Proteção Permanente (APP) do Córrego Brejo Comprido dentro do Projeto Plantando Água da Semarh, que conta com o apoio da Prefeitura de Palmas.

Nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, a FMA e a BRK Ambiental levarão ao Setor Santa Fé e aos Jardim Aurenys III e IV, respectivamente, na região Sul de Palmas, uma ação de fiscalização e educação ambiental, utilizando-se uma técnica denominada fumacê para identificar possíveis extravasamentos e irregularidades na rede de água e esgoto, além de uma ação de panfletagem de casa em casa.

Córregos Bota e Tira e Machado

No sábado, 23, a FMA e a BRK Ambiental irão realizar um mutirão de limpeza no Córrego Bota e Tira, localizado na região Sul de Palmas, entre os setores Jardim Laila e Morada do Sol III. Este corpo hídrico possui aproximadamente 1.500 metros de extensão e é um afluente do Córrego Cipó. No dia 6 de abril, a programação será encerrada com um mutirão de limpeza, no Córrego Machado, que fica localizado no Jardim Aureny II.

Taquaruçu Grande

Ainda no sábado, será realizada a 12ª edição do mutirão de limpeza da Rodovia TO-020, no trecho compreendido entre a Serralheria Pernambuco e o Armazém Minas Goiás. Durante o mutirão serão entregues mudas e um cartão-semente com uma frase apelativa sobre a questão do lixo. Os recicláveis recolhidos no mutirão serão levados ao Ecoponto de Taquaruçu Grande, localizado na Feira Coberta.

A atividade será realizada em parceria entre a Associação Água Doce – Movimento de Proteção ao Taquaruçu Grande e órgãos municipais. Na ocasião, a equipe do Programa Renova Palmas, da Fundação de Meio Ambiente (FMA), levará informações a respeito da importância da separação dos materiais recicláveis e do ecoponto para a comunidade. Vale destacar que o ecoponto está localizado na rota do caminhão da Coleta Seletiva que duas vezes por semana recolhe os materiais.

Durante a semana, a Associação Água Doce realizou diversas atividades sobre o tema em conjunto com a Escola de Tempo Integral Rural Fidêncio Bogo.