FMA lança campanha de prevenção às queimadas no Dia Mundial do Meio Ambiente

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 05 de junho de 2019 às 18:04

O evento aconteceu na comunidade de Taquaruçu Grande e contou com a participação de parceiros

O lançamento da campanha de prevenção e combate às queimadas é o tema central escolhido pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 05. A ação, realizada em parceria com a Defesa Civil de Palmas e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) contou com palestras sobre a importância de preservação de recursos naturais renováveis para preservação da vida. A atividade envolveu a comunidade do Taquaruçu Grande e foi realizada por alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) João Beltrão, dentre outros.

Na ocasião, a presidente da FMA, Meire Carreira enfatizou que as ações de proteção ao meio ambiente devem ter caráter contínuo e lembrou que em determinados períodos é necessário a adoção de ações mais enérgicas. “O enfrentamento e prevenção às queimadas é uma ação contínua da FMA, mas neste período de estiagem é necessária a presença efetiva do órgão ambiental, porque o risco de incêndios e queimas descontroladas é maior”, avaliou.

A prática das queimadas pode ter como consequência prejuízos incalculáveis, inclusive com a extinção de espécies que ainda não são sequer conhecidas. Outro aspecto é que o uso do fogo em áreas urbanas e rurais ainda pode ser punido pela lei ambiental, variando desde a aplicação de multas até detenção.

Durante o lançamento da campanha, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium falou sobre a importância da água, a relação do homem com este recurso natural, a interferência das tecnologias na preservação ambiental. “Países como o México e Israel tem um território menor que o nosso, gastam menos com a produção e utilização de água e são grandes produtores de grãos”, disse Sahium.

O vice-presidente da Associação de Produtores Familiares da Comunidade Marmelada, Edivar da Conceição Alves, disse que passou toda a vida na região do Taquaruçu Grande e já presenciou vários episódios de queimadas, com grandes prejuízos ao meio ambiente. “Teve um ano que foi muito fogo, a gente não conseguiu controlar. Mas hoje, com estas atividades de prevenção está mais fácil”, avaliou.

Blitz Ambiental

E em continuidade à Campanha de Combate e Prevenção às Queimadas, a FMA realiza nesta quinta-feira, 06, blitzes ambiental nas principais rodovias de Palmas. As ações serão concentradas das 16 horas às 17 horas. Na abordagem, as equipes vão informar cidadãos sobre como evitar queimadas. A intenção elevar informações principalmente às pessoas que se deslocam para a zona rural ou para os municípios vizinhos.

Edição e postagem: Lorena Karlla