FMA realizou importantes ações de política ambiental em 2023

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro/ Edição: Lorena Karlla Mascarenhas | Publicado em 04 de janeiro de 2024 às 14:57

Condecorações, eventos nacionais e internacionais e fortalecimento de programas locais estão entre os feitos

O ano de 2023 foi marcado por importantes ações ambientais no município de Palmas, incluindo condecorações, realização de eventos internacionais e fortalecimento de programas locais, mantidos pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).

Em fevereiro, a Fundação arrecadou livros e cadernos inservíveis, para doação às Associações de Catadores, como forma de incentivar a reciclagem.

Já no mês de março, foi realizado um Drive-Thru de Coleta de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), no dia 20. Na ação foram recolhidos quatro contêineres de equipamentos pós-consumo. Também neste mês entrou na pauta de discussões da FMA a gestão hídrica do Estado e a importância dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (ECOB-TO), durante o III ECOB-TO, evento eu contou com apoio do Município. No dia 22 de março foi celebrado o Dia Mundial da Água, com uma palestra oferecida aos alunos da Escola Rural de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo. 

Conderação Internacional

Em 28 de abril a Capital recebeu uma condecoração internacional por seu compromisso e iniciativas para enfrentamento da crise climática. O reconhecimento veio por parte da Global Covenant of Mayors for Climate & Energy - Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia - (GCoM), expresso por meio de duas medalhas, sendo uma pelas ações empreendidas na mitigação do clima e outra, pelas ações na adaptação ao clima. A concessão das medalhas foi baseada em dados do município, reportados por meio do Sistema Unificado de Reporte CDP-ICLEI em 2022.

Presença em eventos

Em maio, a FMA se fez presente na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), apresentando à população noções sobre conforto térmico para a cidade e comida saudável na mesa do palmense, por meio do incentivo às ações de arborização, usando plantio de mudas de árvores de sombra e frutíferas, típicas do Cerrado. A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), responsável pela instalação da Fazendinha do calor Humano, na Feira. 

No mês de novembro foi o momento da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) participar da 8ª Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit) 2023, apresentando o Programa ‘MudaClima’, que tem entre suas principais propostas contribuir para melhoria e conforto climático da cidade, por meio da arborização urbana, ocasião em que distribuiu cerca de 2 mil mudas de plantas frutíferas e típicas do Cerrado, produzidas no Viveiro Municipal.

Semana do Meio Ambiente

Entre os dias 5 e 13 de junho a Fundação realizou a Semana do Meio de Ambiente de Palmas com exposições, mini-palestras e atividades interativas, no Centro de Convenções Parque do Povo Arnaud Rodrigues. Paralela à programação da Semana do Meio Ambiente aconteceu o II Encontro Nacional do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, e o XXVIII Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), no período de 6 a 8 de junho.

Proteção e bem estar animal

No dia 13 de junho a Fundação Municipal de Meio Ambiente iniciou os trabalhos para criação do Grupo de Trabalho (GT) de proteção e bem estar animal, amparado nas Leis 9605/98 - Crimes Ambientais e 6.938/1981 – Política Nacional do Meio Ambiente e no Decreto Federal n.º 6.514/2008 - infrações administrativas ambientais, que prevê pagamento de multas e detenção para quem pratica maus tratos, faz uso indevido de imagens, comercializar, dentre outras ações que atentem contra a vida e dignidade de animais.

A criação do GT se deu a partir da observação de um aumento expressivo de animais abandonados em Palmas e ao grande número de ocorrências de maus tratos, situação agravada pela insuficiente capacidade no controle populacional pelo poder público.

Renova Palmas

No dia 7 de julho a comunidade escolar da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na Arse 132 (antiga quadra 1.306 Sul) firmou um acordo de cooperação com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) para ser signatária do Programa Renova Palmas e recebeu um Ponto de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis. A ação se repetiu no mês de agosto, quando a comunidade da Escola de Tempo Integral Benedita Galvão, localizada no Setor Bela Vista; foi contemplada com um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Materiais Recicláveis, dentro do Programa Renova Palmas.

Ainda com foco na reciclagem, no dia 21 de outubro, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), a FMA realizou um drive-thru de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo, onde recebeu produtos como celulares, fones de ouvido, geladeiras, TVs e outros eletrodomésticos que não devem ser dispensados como lixo comum.

PrevÍncêndio

No mês de julho os técnicos da Gerência de Educação Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMA) e do Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio) realizaram sensibilização com as comunidades rurais, alertando sobre os riscos de queimadas descontroladas. As ações fizeram parte do trabalho de combate às queimadas, que contou com 16 brigadistas.

Nos dias 5 e 14 de agosto o PrevIncêndio realizou os dias “D” de Sensibilização e Prevenção às Queimadas com as comunidades do Distrito de Taquaruçu e da região do Taquaruçu Grande. Também no âmbito no PrevÍncêndio, em outubro, a Defesa Civil de Palmas, iniciou o trabalho de recuperação das áreas atingidas por queimadas, com o plantio de árvores da flora nativa do Cerrado. A atividade contou com capacitação sobre o manejo e plantio das mudas.

Balneabilidade

Um programa que estava parado e voltou a ser executado pela Fundação de Meio Ambiente em agosto foi o que testa as condições de balneabilidade nas praias oficiais da Capital. Os testes foram realizados durante cinco semanas e em outubro todas as praias foram declaradas próprias para atividades recreativas de contato primário.

'Febre maculosa: conhecer para prevenir'

No dia 9 de novembro a FMA ministrou uma oficina com o tema 'Febre maculosa: conhecer para prevenir', no auditório do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas. A oficina teve a presença de funcionários da limpeza do Parque Cesamar, feirantes próximos ao local e representantes da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes).