FMA vai levar atividades de preservação ao meio ambiente para a Agrotins 2019

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Redação Secom | Publicado em 02 de maio de 2019 às 18:01

  Atividades serão realizadas em parceria com as Secretarias de Educação de Desenvolvimento Rural


O compromisso em trabalhar para fazer valer as leis ambientais seja em atividades urbanas ou rurais será reafirmado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) durante a 19ª Edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que acontece no período de 7 a 11 deste mês.

 

De acordo com o diretor de Gestão Ambiental, Marcelo Grison, a FMA vai compartilhar um espaço com as Secretarias Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) e de Educação (Semed) onde serão reforçados junto ao público visitante da Feira conceitos de agronegócio de atitude sustentável, com ênfase à agricultura familiar.

 

“A intenção é receber pessoas de todas as idades e extratos sociais. No entanto temos uma expectativa em relação à participação do público escolar. Estamos programando trilhas de sustentabilidade por onde os participantes serão conduzidos por um fluxo de debates, atividades e informações sobre o meio ambiente e a importância da preservação e convívio harmônico”, adiantou o diretor de Gestão Ambiental.

 

Segundo a estimativa de Grison, o espaço municipal na Agrotins 2019 deve receber alunos da rede municipal durante quatro dias – terça a sexta-feira -, nos turnos matutinos e vespertinos. “A prioridade será para alunos do ensino fundamental 2 (8º e 9º ano)”, explicou.

 

Entre as atrações previstas para o estande da Fundação de Meio Ambiente, além das trilhas orientadas, ainda está prevista uma casa em formato de feira, destinada à mostra de produtos, saberes e costumes da agricultura familiar, com destaque para o Cerrado. No espaço estarão sempre técnicos disponíveis para debater sobre destinação adequada a ser dada aos resíduos sólidos, proteção às nascentes, preservação e recuperação, produção sustentável, tecnologias, comercialização, turismos rural, dentre outros.

 

“Também serão distribuídas mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado, no formato das atividades realizadas pelo Viveiro Educador. A proposta da Agrotins nesta edição é difundir conhecimentos gerados pela pesquisa agropecuária, com vistas á transferência de tecnologias aos produtores rurais e à sociedade, prática já bastante utilizada pela FMA”, finalizou Marcelo Grison.

 



Edição e postagem: Lorena Karlla