Focos de calor na Serra do Lajeado já estão sob controle

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 31 de agosto de 2021 às 17:45

Segundo a Defesa Civil de Palmas, equipes de brigadistas e bombeiros estão acompanhando e realizando o combate nos locais onde o terreno é favorável

Já se encontra sob controle o fogo que atingiu a Serra do Lajeado, na região do Taquaruçu Grande e Morro da Tartaruga durante o final de semana. A informação é do superintendente da Defesa Civil de Palmas, órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Bruno Maciel Grama.

A entidade participou no final de semana das ações para debelar a queimada que já ameaçava tomar proporções de incêndio, principalmente devido à dificuldade de acesso ao local.

No entanto, com a chuva no início da manhã desta terça-feira, 31, dos três focos que estavam ativos, dois já foram apagados e um segue sendo monitorado, para ser extinto tão logo chegue a um local que permita o acesso de brigadistas e bombeiros.

“As equipes de brigadistas e bombeiros estão acompanhando e realizando o combate nos locais onde o terreno é favorável. A chuva que caiu hoje cedo foi de grande ajuda para o controle do fogo, mas precisamos ser vigilantes, pois na sequência é provável que os focos de calor voltem a aumentar”, disse o superintendente da Defesa Civil.

Bruno Maciel Grama lembrou que além do enfrentamento propriamente dito ao fogo, o trabalho de combate e controle de queimadas exige ações de conscientização e sensibilização junto à comunidade, veiculação de campanhas educativas nas diversas plataformas de comunicação, além do trabalho corpo a corpo com a população.

São parceiros da Sesmu/Defesa Civil neste trabalho, a Fundação Municipal de Meio Ambiente, as Secretarias Municipais de Saúde (Semus), Educação (Semed), Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Agência Municipal de Turismo (Agtur), Organização Não Governamental (ONG) Água Doce/ BRK Ambiental, Energisa, dentre outros.