Forças de segurança discutem ações em apoio a ato de conscientização realizado por ciclistas da Capital

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 10 de agosto de 2020 às 16:00

Durante a reunião, foi estabelecido o acordo para realização do evento, que deverá seguir todos os protocolos de segurança sanitária contra o coronavírus

Representantes das Forças de Segurança de Palmas e do Estado se reuniram nesta segunda-feira, 10, para tratar do apoio e da segurança dos ciclistas durante a manifestação: ‘Não me machuque, não me mate. Bike tem vida, tem família!’, que acontece também hoje, às 19 horas, na Praça dos Girassóis, em frente ao Palmas Shopping. A reunião foi realizada nas dependências do 1° Batalhão da PM e teve como finalidade também a discussão de ações conjuntas para reforçar a segurança dos ciclistas no trânsito.

O encontro contou com a participação da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), representada pela Superintendência de Trânsito e Transporte Municipal e Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Polícia Militar, Detran (TO),  Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os representantes do movimento ciclista na Capital.

Participaram também da reunião os realizadores do evento, cujo objetivo é a conscientização do respeito mútuo e homenagear a memória dos ciclistas mortos nos últimos dias em decorrência de acidentes no trânsito. No encontro, foi proposta a criação de um grupo de trabalho com a participação dos órgãos de segurança, a fim de buscar ações conjuntas para a melhoria da segurança dos ciclistas.

Acordo para realização do ato

Como as manifestações ou eventos que podem causar aglomeração continuam suspensos por decreto municipal, em decorrência dos protocolos de segurança de combate à Covid-19, organizadores e as instituições de segurança fizeram o seguinte acordo para a realização do evento: a manifestação será estática, sem passeatas; haverá apenas o "abraço" simbólico, na Praça dos Girassóis; adoção dos protocolos de segurança sanitária, como o distanciamento mínimo de dois metros, uso de máscaras de proteção e utilização de álcool em gel.

Os órgãos se comprometeram a dar apoio ao ato e fiscalizar o cumprimento das medidas de distanciamento durante o evento. A Superintendência de Trânsito e Transporte disponibilizou quatro viaturas, que ficarão de prontidão para fiscalizar e controlar o tráfego nas proximidades do evento. A GMP também vai estar presente com suas equipes para a garantir a normalidade e a segurança dos participantes.