Forças de Segurança participam de mais uma fase da Operação Paz e Sossego em Palmas

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick | Publicado em 05 de dezembro de 2020 às 11:58

Durante a Operação foram lavrados 78 autos de infrações, 19 veículos foram removidos, três CNHs recolhidas, e seis pessoas apreendidas, sendo três delas por porte de entorpecentes

A Operação Paz e Sossego, que consiste no emprego das forças de segurança Estadual e Municipal, e demais órgãos de fiscalização em ações preventivas, repressivas e fiscalizatórias, esteve mais uma vez atuando na noite palmense. Nesta sexta-feira, 04, das 21 horas até às 05h30, mais uma fase da operação se dividiu em duas forças-tarefas nas ruas da Capital. Uma frente atuou na região do Plano Diretor e região Norte e a outra, na região Sul.

Durante a Operação foram realizadas blitze com abordagens a pessoas, veículos, fiscalização documental de estabelecimentos comerciais (bares e restaurantes), combate de cometimento de ilícitos no trânsito, perturbação do sossego público, sendo realizada notificações em estabelecimentos comerciais e remoção de veículos.

Ao todo, 70 veículos foram abordados e lavrados 78 autos de infração de trânsito, sendo que, 19 veículos foram removidos e três Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) foram recolhidas por recusa ao teste do bafômetro ou crime de trânsito. Também foram recolhidos dois Certificados de Registro de Licenciamento (CRLVs), vencidos. Durante a abordagem, três pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia por desacato e ameaça, dirigir sob efeito de álcool e por perturbação do sossego público, respectivamente. Em Taquaralto, três pessoas foram apreendidas por porte de entorpecentes.

Operação Paz e Sossego na região Norte e Plano Diretor

Na região Norte e Plano Diretor de Palmas, as forças de segurança percorreram as Avenidas Palmas Brasil Norte (404 Norte), LO-03, NS-05, LO-08, e as Quadras AVSO 20 (201 Sul) e AVSE 20 (202 Sul), na  Teotônio Segurado, sendo que dos cinco estabelecimentos comerciais visitados, dois foram notificados e uma  distribuidora de bebidas foi embargada pelos fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) e da Fiscalização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr) na AVSO 20 (201 Sul).

Durante a operação, dez veículos foram removidos e seis autos de infrações foram lavrados. Na abordagem, três pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia, uma por desacato e ameaça, a segunda, por dirigir sob efeito de álcool, e a terceira, por perturbação do sossego público.

As forças de segurança realizaram também nove testes de alcoolemia, sendo que cinco condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro, dois testes deram negativo e dois condutores foram conduzidos à Delegacia de Polícia, sendo um por desacato e ameaça e o outro, por crime de trânsito.

Paz e Sossego na região Sul da Capital

As forças de segurança também estiveram na região Sul da Capital, onde foram notificados cinco estabelecimentos comerciais entre bares e distribuidoras, no setor Santa Barbara, Avenida LO-05, e região do Taquari. Durante a Operação foram realizadas blitze, com abordagens a pessoas, veículos, fiscalização documental dos estabelecimentos comerciais (bares e restaurantes) da Capital. Os agentes públicos lavraram 12 autos de infrações, removeram oito veículos, e três pessoas foram conduzidas à Delegacia por posse de entorpecentes.

Balada Segura

Dentro da Operação Paz e Sossego foi realizada a Operação Balada Segura, com uma equipe de agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu). Na região Sul, os agentes lavraram 12 autos de infrações e removeram oito veículos.

Na região Central e Norte, junto com o 1º Batalhão da Policia Militar (1º BPM), os agentes de Trânsito da Capital lavraram 78 autos de infrações e removeram 11 veículos irregulares, sendo que houve cinco recusas do teste do bafômetro, uma condução à Delegacia de Polícia por desacato, e duas pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia por dois crimes de trânsito. Também foram recolhidas três CNHs e dois Certificado de Registro de Licenciamento (CRLVs) vencidos.

A Operação Balada Segura tem como objetivo preservar vidas promovendo uma mudança de comportamento no trânsito. É um programa de prevenção à embriaguez ao volante desenvolvido pela Prefeitura de Palmas por meio dos agentes de Trânsito e da Guarda Metropolitana e é caracterizado pela abordagem cidadã e pela testagem do nível de álcool de todos os motoristas abordados.

Objetivo alcançado

A Operação Paz e Sossego fiscalizou bares, distribuidoras de bebidas, lojas de conveniências e estabelecimentos comerciais que comercializam bebidas alcoólicas com o objetivo de coibir o mau uso do espaço público, como desordem social, perturbação do sossego público e da tranquilidade, bem como vários crimes de natureza grave contra a vida, como uso de entorpecentes e outros. De acordo com o secretário da Sesmu, Coronel Luiz Cláudio Benicio, a integração das forças de segurança foi fundamental para o resultado positivo e satisfatório à sociedade.

Participaram da Operação Paz e Sossego, 12 agentes de Trânsito; seis Guardas Metropolitanos; 12 Policiais Militares (1° e 6º Batalhão); três integrantes do Ministério Público Estadual (MPE), incluindo o promotor de Justiça Dr. Fábio Lang; três Fiscais da Vigilância Sanitária (Visa), dois Militares do Corpo de Bombeiros; três fiscais de Posturas do Município, totalizando 16 viaturas.