Forças de segurança trabalharão de forma conjunta durante festival

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Deni Rocha | Publicado em 02 de setembro de 2022 às 11:52

Fazem parte do esquema de segurança a Guarda Metropolitana, Agentes de Trânsito, PM, Bombeiros, Samu e Vigilância Sanitária

O 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) contará com a união das forças de segurança para garantir que não haja nenhuma ocorrência durante o evento. Para isso, a festividade terá a parceria entre a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Superintendência de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Vigilância Sanitária para auxiliarem na vigilância e segurança do espaço.

De acordo com a Sesmu, a GMP vai atuar com um efetivo de 20 guardas por noite durante os cinco dias do FGT. Os guardas estarão alocados por todo o circuito, fazendo policiamento a pé, incluindo também viatura da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e da Guarda Metropolitana Ambiental.

Já nas ruas do distrito, cerca de 20 Agentes de Trânsito estarão em pontos estratégicos do circuito para garantir a fluidez do tráfego nas proximidades do evento, realizando o trabalho de fiscalização e orientação dos condutores, principalmente nas ruas que forem parcialmente interditadas para a passagem dos veículos.

O secretário executivo da Sesmu, Marcus Gomes, explica que agentes vão controlar o acesso e o trânsito, inclusive na Avenida Belo Horizonte, que será interditada. “O trânsito de caminhões e veículos será direcionado para facilitar o fluxo, e a sinalização local foi revitalizada para orientar os motoristas onde podem ou não estacionar”, disse.

Também haverá apoio da Polícia Militar que estará na Rodovia TO-030, que dá acesso a Taquaruçu, para garantir que todos os visitantes se desloquem para o FGT e retornem para suas casas em segurança.

O presidente da Agência de Turismo de Palmas, Tom Lyra, ressaltou que com as forças de seguranças integradas o evento será muito mais tranquilo. "Com essa integração iremos proporcionar à população um festival extremamente seguro, com público diário estimado em 10 mil pessoas. O objetivo é que não tenhamos nenhuma ocorrência, consolidando Palmas como um dos destinos turísticos mais seguros do país".

Se for beber não dirija

As forças de segurança são unânimes: quem for subir a serra para curtir o 16° Festival Gastronômico e optar por consumir bebida alcoólica, a orientação é que leve o amigo da vez, ou se for dirigir, não beba, ou ainda utilize o transporte público.