Formato do FGT 2021 é bem aceito e atrai famílias para o festival

Agência de Turismo

Autor: Redação/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 01 de novembro de 2021 às 17:05

Sem shows globais, com barracas mais distantes e espaços livres, a grande estrela do evento foi a gastronomia

Com todos os adultos vacinados, barracas mais distantes e grandes áreas para circulação de pessoas, os visitantes se sentiram à vontade para curtir o 15º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) com seus filhos e experimentar diversas receitas criadas especialmente para o festival. “Foi um grande desafio realizar o FGT na pandemia e esse novo formato, pensado para garantir a cobrança do passaporte da vacina e o trabalho dos servidores da saúde e da vigilância sanitária, com mais espaço para circulação de pessoas. Foi um teste e totalmente aprovado pelos visitantes”, pontuou o presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Marcio Neres. A 15ª edição do evento teve início na quinta-feira, 28, e encerrou no domingo, 31.
 

Neres destacou que o novo formato coloca em destaque a gastronomia, que é o foco do FGT, tendo apenas um palco principal e um palco menor, onde foram realizadas apresentações de artistas regionais. Para a atendente Mariana Ribeiro, o festival estava bem organizado e o novo formato possibilitou maior segurança, distanciamento e sem aglomeração. “Estou aqui com a minha filha, ainda é um bebê. Antes, eu não teria como trazê-la porque era um grande tumulto de pessoas”, lembrou.
 

O motorista Valdir da Silva Coelho, que mora em Taquaruçu, contou que esteve em todas as edições do FGT e considerou a edição de 2021 muito boa. “Tivemos uma grande movimentação de pessoas, mas sem uma aglomeração como ocorria nos últimos anos. Tomara que esse modelo se repita por muitos anos”, pontuou.

 

Também morador de Taquaruçu, o servidor público Edson Cabral avaliou que o evento valorizou a gastronomia e os atrativos do distrito. “As edições anteriores, com seus grandes shows geraram uma aglomeração gigantesca, um trânsito terrível e prejudicava o distrito. Esse ano tivemos apresentações artísticas, valorizando a arte regional, pessoas transitando com tranquilidade, comendo e se divertindo. Agora precisamos voltar a realizar o FGT em junho”, defendeu.
 

Última noite

O encerramento do 15º FGT foi marcado pela apresentação do Grupo Reminiscência, com o artista Bruno Barreto; da cantora Núbia Dourado; do cantor Lenilton Lima; e da dupla Marcos & D’Lucca. Os visitantes também puderam acompanhar a performance circense do grupo Os Kaco.