Fórum das Associações promove palestras sobre capacitação de recursos e elaboração de projetos socioculturais

Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais

Autor: Márcio Greick | Publicado em 14 de abril de 2014 às 14:16

Com palestras voltadas para captação, regularização jurídica e contábil, o 1º Fórum das Associações, realizado pela Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais no último sábado, 12, na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, no Jardim  Aureny III, reuniu líderes de diversas associações da Capital, secretários municipais e vereadores.

 

 

O presidente  do Conselho Municipal das Associações de Moradores de Palmas (Comam), Eliel Borba, destacou que o fórum é um espaço para que os movimentos sociais possam apresentar suas demandas e dificuldades.  Ele solicitou doação  da Prefeitura de áreas para construção da sede de várias associações. “Precisamos  ter um local em que possamos atender nossos filiados e a comunidade”, disse.

 

 

Já a presidente  da Federação das  Associações Comunitárias  e Moradores do Tocantins (FACOM-TO), Veneranda Elias, elogiou a iniciativa da Prefeitura de capacitar as lideranças comunitárias. “Os movimentos sociais têm avançado nas suas conquistas. A capacitação e o aprendizado facilitam angariar recursos para projetos sociais”, ressaltou.

 

 

Representando o prefeito Carlos Amastha, o secretário de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Claudemir  Portugal, acredita que o fórum é o espaço para que  o poder público possa ouvir as demandas da comunidade. “A gestão conhece a realidade de perto e  a luta de todas as associações e estamos pronto para ouvir as demandas e buscar soluções”, disse.

 

 

O subprefeito da Região Sul, Dione Martins, destacou  que os problemas vividos pelas associações em Palmas não são recentes. “Temos acompanhado a luta de todas as associações e acreditamos que vamos buscar um consenso junto ao executivo para resolver as demandas.”

 

 

O vereador  Marreco destacou que as demandas apontadas  serão levadas para ser discutidas com seus pares na Câmara Municipal. “Como vereador de Palmas  irei levar aos nossos pares as demandas que aqui foram apresentadas”, pontuou.

 

 

 

Palestras

 

Na parte da manhã, o  fórum contou  com palestras sobre “Regularização Jurídica” com o suboficial do Cartório Moromizato, Ferdinando do Couto;  e Regularização Contábil” com o contador Claudenir de Góes Júnior, indicado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-TO).

 

Ferdinando do Couto destacou que a importância da associação está em sua plena capacidade de direito. “É importante ressaltar que, embora os fins da associação não sejam de ordem econômica, ela não está proibida de realizar atividades geradoras de receita. Para tanto, a associação precisa prever expressamente em seu estatuto a possibilidade de realizar estas atividades, bem como reverter integralmente o produto gerado na consecução do objetivo social da associação”, destacou.

 

No período da tarde  foi ministrada a palestra sobre  “Captação de Recurso e Elaboração de Projetos Socioculturais”, com o técnico da Coordenadoria de Juventude, Nival Correia, e teve encerramento com a entrega de certificados aos participantes.

 

O evento teve  a parceria do Comam e também o apoio da Federação das Associações Comunitários de Moradores do Tocantins (Facomoto), da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conan), da Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto).