Fundação Cultural de Palmas comemora o Dia do Cinema Brasileiro com obras da região Norte do País

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Júnior Suzuki | Publicado em 19 de junho de 2020 às 10:33

Serão sete títulos disponibilizados na plataforma Curta Palmas

Em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro, comemorado nesta sexta-feira, 19, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) preparou uma seleção de curtas-metragens realizados em seis estados da região Norte do Brasil: Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Acre e Rondônia. Ao todo, serão sete títulos disponíveis para o público na plataforma digital Curta Palmas, a partir deste sábado, 20.

 

Com crescimento exponencial, o cinema da região Norte tem ganhado destaque com uma nova cadeia de pessoas que trabalham com audiovisual, novos diretores, atores, técnicos e roteiristas. Além de toda a cadeia produtiva, pode-se destacar diversos festivais consolidados, como o ‘Festival de Cinema Olhar do Norte’, ‘Amazônia DOC’, ‘Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins – Chico’ e ‘Festival Internacional Pachamama’.

 

A seleção conta com sete obras, sendo elas: ‘Parente’ (Aldemar Matias), ‘Obeso Mórbido’ (Diego Bauer), ‘Awara Nane Putane - Uma História do Cipó’ (Sérgio de Carvalho), ‘Dona Militana - A Romanceira dos Oiteiros’ (Hermes Leal), ‘Ribeirinhos do Asfalto’ e ‘O Time da Croa’ (Jorane Castro).

 

A produção no Tocantins

 

No cenário tocantinense, existem projetos já em processo de exibição, como a obra seriada ‘O Boneco de Barro e o Rei’, dirigida por Nival Correia na TV Brasil e outras em fase de finalização, como o longa-metragem ‘O Barulho da Noite’, da cineasta Eva Pereira, ‘O Comedy Club’, com direção de André Araújo, a série ‘Amazon Fashion’, do diretor e roteirista Hermes Leal e a obra ‘Bernardo Sayão e a Estrada de Papel’, do cineasta Hélio Brito, contemplada no Edital Prodav de TVs Públicas de 2018.