Fundação Cultural de Palmas lança livro '5 Entre Mundos' na 18ª Roda Literária

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 10 de abril de 2023 às 14:31

Evento acontece na sexta-feira, 14, no Núcleo de Leitura e Artes no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

Quando diversas linguagens artísticas se encontram o resultado é mais arte. No último semestre de 2022, um desses encontros fez surgir ‘5 Entre Mundos’, primeiro livro publicado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) e escrito por alunos do curso de Contação de Histórias, com ilustrações dos alunos de Artes Visuais do Centro de Criatividade do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O livro será lançado oficialmente nesta sexta-feira, 14, às 19 horas, no Núcleo de Leitura e Artes na 18ª Roda Literária.

Professora de 'Contação de Histórias' e organizadora do projeto, Arabelle Hadife explica que o projeto ‘5 Entre Mundos’ é um livro, é uma apresentação de contação de histórias e uma exposição. “É o resultado do curso de contação de histórias que ao longo do seu percurso foi ganhando desdobramentos. De início, o estudo das técnicas de contação levou a vontade de escrever histórias, delas apareceu a ideia do livro, o que na sequência, levou a uma parceria com os alunos de pintura da Professora Giorgia Barreto, de onde por fim as imagens do livro se tornaram quadros”, conta.

No final de 2022 ‘5 Entre Mundos’ foi apresentado ao público, por meio de uma performance dos alunos de 'Contação de Histórias' e exposição das ilustrações, que viaja pelo mundo de seus 5 autores.  Em formato de livro, o projeto é apresentado por cinco contos que expressam paisagens e mundos bem distintos. “A criação prezou pela liberdade criativa e poética de cada escritor, o que se evidencia também na apresentação das histórias que percorrem diferentes técnicas de contação, bem como a oral, com uso de expressão corporal, coros e animação e alguma intervenção do teatro”, conclui Arabelle.

O livro ‘5 Entre Mundos’ tem diagramação da designer Ana Bernhard e normatização técnica da bibliotecária, Maria Paixão Souza.
O lançamento contará com momento de bate-papo e apresentação musical do Duo da pianista Aline Martins e Abner Jorge no eufônio, além da exposição das ilustrações do livro.  A mediação será realizada pela Arquiteta, Desgner e  Ilustradora, Ana Bernhard,

•    A Montanha Azul – Rosana R. Almeida
•    A Floresta Encantada – Whisllay Junior
•    Aventura em Marte – Vanius Girodo Brito