Fundação da Juventude realiza semana de prevenção ao uso de álcool e outras drogas

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro / Secom | Publicado em 31 de maio de 2023 às 14:33

Atividades acontecerão nos dias 5, 6, 7, 12 e 13 de junho, os interessados devem se inscrever no site do Programa

Uma ampla programação, com oferta de palestras, apresentações culturais, panfletagem educativas e exposições, pretende chamar a atenção da população jovem de Palmas para os riscos e armadilhas escondidas por trás da glamorização em torno do uso de drogas. A atividade faz parte da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao uso de Álcool e Outras Drogas, que será realizada pela Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP), nos dias 5, 6, 7, 12 e 13 de junho. Os interessados em participar devem se inscrever no site do Programa.

A intenção, segundo explicou a presidente da FJP, Marttha Ramos, é proporcionar ao jovem palmense informações e conhecimentos para que ele consiga discernir sobre os malefícios das drogas. As palestras devem abordar temas que fazem parte do universo juvenil, incluindo as inquietações comuns às pessoas que estão às vésperas da vida adulta.

Entre os temas abordados nas palestras constam o consumo excessivo de bebidas alcoólicas; ansiedade e depressão decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Porém, temas mais leves, como arte, esporte e saúde mental também fazem parte da programação. “A ideia é apresentar ao público jovem que existem pelo menos duas alternativas, dois caminhos, um com e outro sem o uso de álcool e outras drogas”, destacou Marttha Ramos.

 

Confira a programação:

DIA 05/06 - Segunda

9h - JK em frente a prefeitura
- Panfletagem educativa na Av. JK e principais estações de ônibus

19h - Quadra do UNITOP 

- Abertura da Semana Municipal de Concientização e Prevenção ao uso de Álcool e Outras Drogas;

- Apresentação cultural

- Palestra: Ansiedade, depressão e uso abusivo de álcool e outras drogas com a psicóloga Ana Carolina Peixoto do Nascimento, mestra em Ensino em Ciências e Saúde (UFT), doutoranda em Ciências e Tecnologias em Saúde (UnB), tutora da Residência Multidisciplinar em Saúde Mental da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas;
- Roda de conversa: Arte, esporte e saúde mental com a participação da psicóloga especialista Glória Amorim, que atua há mais de 14 anos com dependentes químicos em presídios e comunidades terapêuticas; com participação da pedagoga Mayara Silva fundadora do projeto social Guetto Tocantins que incentiva jovens a prática da dança, contará ainda com a presença de Gabriel Contini um dos idealizadores do Projeto de Swordplay Protetores da Cachoeira do Maka-kuh, uma versão segura, lúdica, divertida e saudável dos combates medievais, que promovem socialização e senso de coletividade;

- Exposição de produtos fumígenos com explanação da equipe da Vigilância Sanitária.

 

DIA 06/06 - Terça

9h30 - CEM Castro Alves - Rodas de conversa: O uso de substâncias ilícitas, suas consequências, tratamento do tabagismo e outras drogas e os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

- Exposição de produtos fumígenos com explanação da equipe da Vigilância Sanitária.


14h - CAPS AD III oficina de Dança com a professora Mayara Silva no CAPS AD III;


DIA 07/06 - Quarta

19h: Gramado do Espaço Cultural: Prática de Swordplay com os Protetores da Cachoeira do Maka-kuh;


DIA 12/06 - Segunda 

14h - Oficina na Fazenda da Esperança (Feminina): O Jogo Teatral como disparador para autoconfiança com os atores: Bianca Melo e Jeferson Nazaré;


DIA 13/06 - Terça 

14h - Rodas de conversa: O uso de substâncias ilícitas, suas consequências, tratamento do tabagismo e outras drogas e os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

- Exposição de produtos fumígenos com explanação da equipe da Vigilância Sanitária.