Fundação de Juventude faz panfletagem do Cartão do Estudante

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 15 de fevereiro de 2023 às 15:33

Inscrições para acessar o benefício serão encerradas no dia 1º de março; até o momento já foram contabilizados quase 400 candidatos

A possibilidade de ter um dinheiro extra para as despesas acadêmicas tem atraído estudantes de Palmas para concorrer a uma das 750 vagas do Programa Cartão do Estudante, da Fundação Municipal de Juventude (FJP), que apoia financeiramente estudantes carentes de Palmas, matriculados em instituições de ensino superior ou de nível profissional técnico, integrado a rede federal tecnológica, garantindo o acesso e a permanência destes jovens às suas instituições de ensino.

As inscrições para acessar o benefício terminarão no dia 1º de março e até o momento já foram contabilizados quase 400 candidatos. Mas, quem pretende conseguir uma das vagas deve atentar para o fato de que a inscrição é realizada em duas etapas, sendo uma on-line, por meio do site da FJP e a outra presencial.

Na etapa presencial, o aluno confirma a inscrição e deve entregar a documentação pessoal – RG, CPF, comprovante de matrícula no curso declarado para o semestre vigente e comprovante de renda familiar, além do recibo da inscrição, emitido pelo site do Programa. “Toda a documentação deve ser entregue na sede da FJP, no Parque Cesamar, ou em uma das unidades do Resolve Palmas, em Taquaralto, Avenida JK e Shopping Capim Dourado”, orienta o diretor de Juventude da FJP Lyvvio Max Coelho  Rezende de Aguia.

E para dar maior visibilidade ao Programa, a equipe da Diretoria de Juventude da Fundação realizou na tarde desta quarta-feira, 15, uma panfletagem no Instituto Federal Tecnológico (IFTO) de Palmas, explicando o que é o cartão e convidando os jovens a se inscreverem.

A estudante de Engenharia Agronômica Jennifer Curvina Almeida, 20 anos, disse que considera o Cartão do Estudante um programa de grande alcance. Ela comentou que ainda não havia se inscrito. “Agora moro aqui no centro, mas já morei distante da faculdade e eram três ônibus na ida e três na volta, todos os dias”, lembrou.

A colega de Jennifer, Thaylla Guimarães Bandeira, 23 anos, disse que não se inscreveu, uma vez que mora ao lado do IFTO, mas comentou que a maioria de seus colegas precisa usar o transporte público e que a ajuda do Cartão do Estudante muitas vezes determina a permanência do aluno na sala de aula. “Cerca de 90% de nossos colegas usam o transporte público”, relatou.

A também estudante de Engenharia Agronômica Naira Maria Ribeiro Barbosa, 21 anos, contou que mora em Paraíso, o que já significa um gasto com transporte. Ela disse que quando desembarca do ônibus intermunicipal ainda precisa pegar outro, dessa vez urbano,  até o Instituo. “Assim, já seria uma boa alternativa para reduzir gastos”, avaliou.

Quem está aguardando com ansiedade o resultado da seleção é o estudante de zootecnia, Bruno Carvalho, 20 anos. Ele considera que o Programa Cartão de Estudante é uma forma importante de auxiliar o aluno. “Em casos de curso em tempo integral como que estou fazendo, as oportunidades de trabalho são escassas”, destacou.

Bruno disse que com a redução de gastos com transporte, é possível usar o dinheiro que sobra para outras necessidades. “Esse dinheiro ajuda a gente em outras demandas da faculdade, como compra de livros e cópias de apostilas”, elencou.

O diretor de Juventude explicou que neste ano a Fundação de Juventude já ampliou a oferta de vagas em relação ao ano anterior e adiantou que a intenção da Prefeitura da Capital é tornar o Programa cada vez Mais abrangente.

Prazos
O resultado da pré-seleção será anunciado no dia 2 de março. Os estudantes que não forem contemplados e desejarem recorrer deverão fazê-lo até o dia 3 de março. A resposta aos recursos será enviada aos candidatos via e-mail, até o dia 6 de março. Já o resultado final da seleção será divulgado no dia 7 de março.

A assinatura do Termo de Adesão e Compromisso de Prestação de Serviço Voluntário ao Município de Palmas e início das recargas estão previstos para o dia 10 de março, na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré –, localizada na quadra 1306 Sul

Texto: Georgethe Pinheiro/Secom
Edição: Secom Palmas