Fundação de Meio Ambiente inicia campanha de prevenção na zona rural

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 06 de julho de 2022 às 16:31

Trabalho feito de porta em porta nas propriedades, leva informações sobre a necessidade de evitar o uso do fogo para minimizar os riscos de incêndios

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) deu início à campanha educativa de 'Sensibilização e Prevenção às Queimadas na Zona Rural', com a comunidade chacareira próxima à região do Setor Taquari e esta primeira etapa segue até o próximo dia 15 de julho. A ação começou na terça-feira,05.

Os trabalhos são coordenados pela gerência de Educação Ambiental da FMA e consiste na abordagem porta em porta dos proprietários rurais, levando informações sobre a necessidade de evitar o uso do fogo no período mais quente e seco de estiagem, para minimizar os riscos de incêndios.

Entre as recomendações, os técnicos da FMA alertam sobre os riscos financeiros, danos à saúde e ao meio ambiente que podem decorrer das queimadas. E não é só o uso do fogo que pode dar início a um incêndio, até um objeto com auto poder de combustão ou aquecimento pode iniciar uma queimada, a exemplo de vidros, papéis e outros resíduos descartados indevidamente próximo às matas, capim e até mesmo a uma roça.

O trabalho de prevenção e combate às queimadas em Palmas é coordenado pelo Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas (PrevIncêndio), órgão executivo vinculado à Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Defesa Civil.

No ano passado o PrevIncêndio passou a realizar a recuperação das áreas degradadas pelo fogo, logo após o período seco, com o plantio de árvores de espécies nativas, para recomposição da fauna original.

Outro fator que tem ajudado a diminuir os focos de queimada no município é que os trabalhos de conscientização e sensibilização da população também são iniciados bem no início do período seco, especialmente com palestras em escolas, comunidades rurais e outros setores ligados às atividades agropastoris.

Finalmente, Palmas também conta com uma brigada de combate e controle de incêndios rurais e urbanos, ligada à Superintendência de Defesa Civil e que trabalha em parceria com os órgãos ambientais, do Município, Estado e Federal, Guarda Metropolitana Ambiental, Corpo de Bombeiros, dentre outros.

Texto: Georgethe Pinheiro/Secom Palmas

Edição: Secom Palmas