Fundação de Meio Ambiente realiza oficina sobre a febre maculosa

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Texto: Jordane dos Santos/estagiária sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom/Palmas | Publicado em 09 de novembro de 2023 às 14:48

Em parceria com a Secretaria de Saúde, o encontro ocorreu nesta quinta-feira, 9, no IVM

A Fundação de Meio Ambiente (FMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou ao longo desta quinta-feira, 9, uma oficina com o tema 'Febre maculosa: conhecer para prevenir', no auditório do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas. A oficina teve a presença de funcionários da limpeza do Parque Cesamar, feirantes próximos ao local e representantes da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes).

A abertura foi mediada pela coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CEIVS), Nabia Sousa Gomes. Já a palestra ‘Febre maculosa: doença, vigilância e prevenção’ foi apresentada pela médica veterinária da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Palmas (UVCZ), Benta Natânia Silva Figueiredo.

Após o intervalo ocorreram mais três palestras: 'Ecologia do vetor' e 'Exposição das formas evoluídas', pelo biólogo da UVCZ Anderson Brito Soares; 'Biossegurança e medidas preventivas', pelo engenheiro em segurança do trabalho da Semus Melquizedeque do Vale Nunes, e 'Normas Ambientais' por Robinson Nicolau Riker Demétrio da FMA.

Segundo a gerente de Monitoramento Ambiental, América Morais Barbosa da Mata, a ação é importante para conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados à exposição dessas doenças. “Como o parque Cesamar é uma área de reserva, nós temos animais silvestres como as capivaras, temos também os carrapatos. Essa oficina foi para capacitar as pessoas que têm contato diariamente e que precisam passar pelo local.”