Fundação de Meio Ambiente será parceira de Programa Defensores da Comunidade

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 27 de novembro de 2019 às 09:45

Programas como Coleta Palmas, Renova Palmas e MudaClima serão apresentados a comunidade do Aureny III neste sábado, durante programação da Defensoria Pública do Tocantins

Os programas e projetos da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) vão integrar a pauta do Programa Defensores da Comunidade, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), que será realizado no próximo sábado, 30, na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, Jardim Aureny III, das 14 às 17 horas.

Na ocasião a DPE-TO vai oferecer à comunidades atendimentos jurídicos, serviços de cidadania, cultura, lazer, ações e orientações sobre saúde, educação em direitos, entre outras atividades.

A FMA participará como parceira e apoiadora do Programa, levando à comunidade informações sobre os diversos programas de proteção ao meio ambiente. Na ocasião também serão distribuídas mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado, produzidas no viveiro municipal.

As mudas entregues terão orientação sobre o plantio e cultivo adequados. Durante as atividades a Fundação de Meio Ambiente também vai realizar uma ação de sensibilização da comunidade sobre os programas 'Renova Palmas', 'Coleta Palmas' e 'Mudaclima'.

Renova Palmas

O programa 'Renova Palmas' é voltado à preservação dos recursos hídricos e do solo, por meio do incentivo ao descarte correto do óleo de fritura residual (óleo de cozinha). A intenção é evitar o descarte incorreto, diretamente no ralo da pia, vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois essa forma de destinação incorreta leva à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera.

Hoje o programa incentiva a comunidade a armazenar o óleo e realizar uma troca ecologicamente correta e responsável, onde cada litro de óleo dá direito a uma muda de árvore produzida no viveiro da Fundação, incluindo espécies frutíferas. Isso faz com que o programa incentive também o aumento da arborização urbana e rural da capital.

Coleta Palmas

'O Coleta Palmas' é um programa permanente de coleta seletiva de resíduos, que tem o objetivo de fomentar a prática de reciclagem e reaproveitamento. É realizado em parceria com as cooperativas de catadores da Capital.

MudaClima

Programa lançado no início deste mês de novembro e que pretende plantar em 17 semanas 30 mil mudas de árvores, em conjunto com a população. O principal objetivo é contribuir para amenizar temperatura da Capital, uma vez que estima-se que a redução de calor em uma área arborizada pode chegar a até 5°C (Graus Centigrados) quando comparada a outra área nas mesmas condições, não arborizada.