Fundação do Meio Ambiente doa mudas de árvores nativas do Cerrado na Agrotins 2023

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro / Secom | Publicado em 16 de maio de 2023 às 14:58

Sustentabilidade e reciclagem também estão entre os serviços que a Fundação oferece na Fazendinha do Calor Humano

O produtor rural que visitar a Fazendinha do Calor Humano, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), instalada na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2023 poderá ter acesso a orientações sobre sustentabilidade e ainda receber uma muda de árvore nativa do Cerrado, produzida no Viveiro da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). As mudas disponíveis para doação são das espécies amora, acerola, limãozinho, cupuaçu, caju, guapeva, jaca, pitanga, pitomba, oiti, ipê rosa, jacarandá, mogno, açaí, bacaba e buriti. A expectativa é que até o final da Agrotins mais de mil plantas tenham sido levadas para plantio espontâneo pelos visitantes.

O serviço está sendo realizado pela Gerência de Educação Ambiental da FMA e tem como meta divulgar os programas mantidos pela Fundação, a exemplo do Palmas Mais Verde e 'MudaClima, Renova Palmas, bem como os trabalhos realizados com o Comitê PrevIncêndios e as ações do Viveiro Municipal, além de apresentar técnicas e alternativas que sejam economicamente viáveis para utilização no meio rural.

Outro tema que será bastante explorado no período da feira será o da importância da reciclagem para a preservação ambiental. Neste sentido a Fundação de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) levou para o local dez ecopontos temporários, para coleta seletiva. “Além de receber o material para reciclagem, também vamos informar os visitantes do espaço sobre a importância da reciclagem, explicar como separar os materiais e como fazer o descarte correto dos resíduos.”, explicou Paula.