Fundação Municipal de Meio Ambiente e parceiros discutem a criação do FormaRecicla

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 09 de julho de 2019 às 16:29

Reunião discutiu a criação do Fórum Municipal de Material Reciclável e Cidadania de Palmas

Um espaço permanente de debates, proposições, apoio técnico, capacitação e sensibilização para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos de Palmas, com enfoque nos materiais recicláveis, articulado pelas organizações de catadores de materiais recicláveis e pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). Esta é proposta do Fórum Municipal de Material Reciclável e Cidadania de Palmas (FormaRecicla).

 

Nessa segunda-feira, 08, os técnicos da FMA, catadores de recicláveis de três organizações de Palmas, parceiros e pessoas interessadas no tema se reuniram para dar sequência na proposta de minuta do fórum, que deve ter entre suas principais competências a articulação das instituições participantes; fomentar a participação social na elaboração de programas, ações, projetos, estratégias e políticas públicas para reciclagem de materiais com inclusão social; capacitação dos membros sobre gestão de resíduos sólidos urbanos, educação ambiental, coleta seletiva, cadeia da reciclagem, exercício da cidadania, legislação específica, valorização dos catadores de material reciclável, dentre outros. O próximo encontro está agendado para o dia 09 de setembro.

 

O FormaRecicla deve atuar em sintonia com os Fóruns Estadual e Nacional Lixo e Cidadania e com o Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis e promover o desenvolvimento das organizações de catadores de materiais recicláveis, e melhoria nas suas condições de trabalho e geração de renda, além de fomentar o crescimento e a estruturação do setor de reciclagem em Palmas e a participação e o envolvimento da população na coleta seletiva, gerando empregos e renda.

 

O Fórum tem ainda o objetivo de cumprir e viabilizar cumprimento das metas propostas no Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.