Fundação Municipal de Meio Ambiente participa de mutirão de limpeza às margens da T0-020

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Márcio Greick | Publicado em 23 de março de 2019 às 18:30

Realizada pela ONG Água Doce, ação fez parte da programação da Semana da Água em Palmas

Lixo doméstico, material reciclável como garrafas e sacolas plásticas, entulhos com restos de móveis usados e até eletroeletrônicos foram recolhidos durante o mutirão de limpeza realizado às margens da Rodovia T0-020, km 19, em Taquaruçu  Grande, na manhã deste sábado, 23.

O mutirão de limpeza contou com a participação de homens, mulheres, jovens, crianças e idosos, que realizaram a coleta manualmente  de lixo doméstico e material reciclável, e com uso de um  trator,  caminhão caçamba e uma retroescavadeira  para o recolhimento de material pesado, como entulhos,  restos de móveis usados e eletroeletrônicos.

O Mutirão

Após realizarem a limpeza das ruas e arredores do vilarejo, a comunidade  se dirigiu  às margens da T0-020,  onde  realizou  a coleta de lixo, a partir de um restaurante que fica  ao lado da Feira Coberta, passando pelo ponto de coleta do Posto Machado, com destino final na  Escola de Tempo Integral João Beltrão.

Todo o material coletado foi depositado em um ponto de coleta próximo à escola e em seguida recolhido pela empresa responsável pela coleta de lixo da Capital. Já os materiais recicláveis foram disponibilizados em contêineres do Coleta Palmas para serem destinados às associações de recicláveis.

Na Escola Municipal João Beltrão foi realizada a doação e o plantio de 300 mudas frutíferas, nativas e de sombreamento. Pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar foi realizada uma blitz educativa em frente à escola, com a distribuição de panfletos sobre o Programa Coleta Palmas, que trata da coleta seletiva do município.

De acordo com diretor de Gestão Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Marcelo Grison, o mutirão de limpeza atingiu seu objetivo. “Com essa limpeza evitamos que o lixo jogado às margens da rodovia T0-020 e no vilarejo vá para dentro do Ribeirão Taquarussu que é um manancial muito importante para o Distrito e também não prejudique nossas matas ciliares”, disse.

Para a vice-presidente da ONG Água Doce, Movimento de Proteção ao Taquaruçu Grande, Noeli Stumer, a iniciativa serviu para chamar a atenção das pessoas sobre o destino adequado dos resíduos sólidos e para a sensibilização sobre o uso correto da coleta seletiva.

“Nosso ecossistema está no berço das águas, que tem a confluência de vários rios que vão desembocar no Ribeirão Taquarussu, que abastece a cidade de Palmas”, disse, acrescentando que o mutirão também tem como foco chamar atenção sobre o desmatamento, prevenção ao fogo e sobre o uso dos  agrotóxicos.

O mutirão de limpeza às margens da T0-020 teve a participação da Ong Água Doce, Sebrae, Defesa Civil Municipal, Fundação  do Meio Ambiente (FMA) Batalhão  Ambiental da Polícia Militar, e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.