Fundação Municipal de Meio Ambiente realiza programação do Junho Ambiental

Fundação Municipal de Meio Ambiente

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 10 de junho de 2021 às 18:24

Foco das atividades será para prevenção e controle de queimadas nas zonas rural e urbana

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) está realizando atividades comemorativas referentes ao mês do Meio Ambiente – Junho Ambiental, o Dia D é celebrado mundialmente no dia 5.  Diferentemente de anos anteriores, agora em 2021 a programação, que acontece durante todo o mês de junho, não conta com reunião de pessoas, em atendimento as recomendações das autoridades em saúde, para conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).

A programação começa nesta sexta-feira, 11, e a Fundação apresenta as ações de combate a incêndios, previstas e definidas em parceria com o PrevIncêndio, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp). O lançamento será no aceiro de prevenção do fogo, no Parque Cesamar. Já no sábado, a ação será no Projeto de Assentamento Serra do Taquaruçu, ambos a partir das 14 horas.

A FMA apostou na sensibilização por meio digital e tem usado as tecnologias disponíveis para chegar ao maior número de pessoas, informado sobre a necessidade de adoção de hábitos sustentáveis tanto nas tarefas individuais, quanto nos afazeres coletivos.

Ainda devido ao período de estiagem, que tem como uma das principais consequências a ocorrência de focos de queimadas, tanto me meio rural, quanto urbano, a prevenção ao fogo é um dos temas centrais do mês do meio ambiente em Palmas.

Faz parte das abordagens a gestão de resíduos e materiais recicláveis; arborização e gestão de águas, por meio das ações, projetos e programas, como o ‘Renova Palmas’, ‘MudaClima’, ‘Palmas Mais Verde’, ‘Água Viva’ e o Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio).

Programação

No período de 14 a 18 de junho será realizada uma ação de coleta de óleo residual, onde será possível trocar dois litros de óleo usado por uma muda de árvores frutíferas ou típicas do Cerrado. A ação será no Viveiro Municipal, ao Aldo do Parque da Pessoa Idosa, das 14 às 18 horas.

No dia 15, lança um ponto de entrega voluntária de óleo usado na Tribunal de Justiça, dentro do Programa Renova Palmas.  

No dia 24, período matutino, das 8 às 11 horas, Drive Thru de coleta de óleo, no Viveiro Municipal

Entre os dias 21 e 25 deste mês, será realizado um plantio de mudas na Praça da Arso 61 (603 Sul). E encerrando o mês de atividades, a FMA realizará, na semana de 28 de junho a 02 de julho, o plantio para recuperação de nascente do Córrego Bota e Tira, nos setores Morada do Sol e Jardim Lailla, além do Parque Linear Urbano do Cipó.