Futuros moradores do Recanto da Araras I comemoram definição de endereços das novas casas

Secretaria Municipal da Habitação, Assuntos Fundiários e Energias Sustentáveis

Autor: Deni Rocha | Publicado em 14 de novembro de 2019 às 17:25

Definição priorizou  pessoas com deficiência e idosos e os demais beneficiários, nesta ordem

Cerca de 500 palmenses participaram da reunião técnica com a Prefeitura de Palmas e a Caixa Econômica Federal, nesta quinta-feira, 14, que definiu os endereços de cada morador contemplado com a casa no Residencial Recanto das Araras I, que tem previsão de entrega antes do final do ano.

Durante a reunião a gestora da Capital, Cinthia Ribeiro aproveitou para dar algumas notícias aos selecionados. “Estamos buscando junto ao Governo Federal a viabilização da entrega das casas na visita do presidente da República que vem ao estado em novembro”, disse lembrando que todas as casas do Recanto das Araras serão desobrigadas do IPTU 2020 por se enquadrarem no programa de isenção da Prefeitura, e que já existe emenda parlamentar com previsão no orçamento de 2020 para a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) dentro dos Residenciais Recanto das Araras I e II.

Dois contemplados, Aldemar Araújo Souza e Deuzerina  Barros Amorim comemoraram muito durante a reunião. Aldemar, cadastrado no programa de habitação do município desde 2007, festejou o novo endereço. “Estou muito feliz, tenho necessidades especiais, tive minha casa adaptada. Estou muito feliz e ansioso pela entrega”. Assim como Deuzerina, que disse não conseguir expressar a dimensão de sua felicidade. “Estou saindo daqui com meu novo endereço nas mãos. Espero que seja entregue este ano para eu receber amigos e comemorar o final de ano no novo lar”.

Endereços

Segundo explicaram os técnicos da Caixa, os endereços foram definidos pelos critérios do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) - Faixa 1, que determina que sejam priorizadas pessoas com deficiência, idoso e os demais beneficiários, nesta ordem, através de sorteio.

A Caixa afirmou ainda que todos beneficiários também participam das atividades que antecedem a assinatura do contrato normatizada pela Portaria Nº 464/2018, que dispõe sobre o Trabalho Social nos Programas e Ações do Governo Federal, operado pela Instituição Financeira.

Minha Casa Minha Vida - Faixa 1

O programa visa atender às necessidades de moradia  das famílias com renda mensal de até R$ 1.800,00, por meio da alienação com parcelamento de unidades habitacionais produzidas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Todos os beneficiários do Recanto das Araras I pagarão 120 prestações mensais, correspondentes a renda bruta familiar, com valor mínimo de R$ 80,00 e máximo de R$ 270,00, corrigidos anualmente pela Taxa Referencial (TR).

Vale lembrar que a seleção foi feita por meio de sorteio da Loteria Federal, no dia 04 de abril de 2019, e teve a participação de mais de 17 mil famílias inscritas no Cadastro Municipal de Habitação.

A lista preliminar dos selecionados como compatíveis e sem pendências poderá ser consultada Aqui

Edição: Lorena Karlla