Galeria Municipal do Espaço Cultural se prepara receber exposição de artes do Faes 2023

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 27 de novembro de 2023 às 15:20

Festival tem início na tarde desta terça-feira, 28, com mostra artística que ficará aberta à visitação durante todo mês de dezembro

Equipes da Secretaria Municipal da Educação (Semed) concluem, na Galeria Municipal de Artes, situada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, os preparativos para a exposição dos trabalhos artísticos dos alunos que participam da edição 2023 do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes). Ao todo, estarão em exposição 150 obras, entre fotos, pinturas, colagens, desenhos e esculturas. A mostra ficará aberta à visitação durante todo o mês de dezembro. 

A exposição de Artes Visuais marca o início do Faes, considerado maior evento de produção artística de escolas públicas e particulares da região norte do País. A abertura está marcada para as 14 horas, desta terça-feira, 28, e contará com a presença do secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves, gestores escolares, servidores da Semed, educadores e estudantes.

A coordenadora de Arte e Cultura da Semed, Fabiana Goulart, destaca que a expectativa é de que o público se encante com os trabalhos, pois as obras refletem as vivências que as crianças tiveram durante o ano letivo. “São temáticas voltadas para os símbolos do Tocantins, valorização do nosso regionalismo, da nossa cultura e da nossa arte”, avaliou a coordenadora.

Além das Artes Visuais, o evento terá competições nas modalidades de Dança, Música, Banda ou Fanfarra, Poesia ou Oratória e Teatro, cujas apresentações serão realizadas na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, situada na Arse 132 (1.306 Sul). Simultaneamente, ocorrerá na biblioteca da unidade, lançamentos de livros dos alunos e também de outros escritores no espaço denominado Café Literário. A programação do evento prossegue até 2 de dezembro e pode ser consultada aqui


O Festival

O Faes é um evento cultural promovido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que reconhece e valoriza as apresentações dos estudantes da Capital, matriculados em uma das etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. 


Entre os objetivos do festival destacam-se valorizar e revelar talentos dos estudantes das diversas regiões de Palmas; integrar comunidade e escolas por meio de atividades artísticas e culturais, além de despertar o interesse do público para a importância de valorizar o desenvolvimento artístico e cultural dos alunos.