Galeria Municipal recebe Exposição ‘Palmas Tocantins’ que resgata registros de Edson Lopes

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação / FCP | Publicado em 19 de maio de 2023 às 13:05

Exposição do acervo do primeiro fotógrafo de Palmas segue até 19 de junho como parte da programação do aniversário da Capital

Fotografias que contam a história de Palmas entre os anos de 1989 e 1994, feitas pelo primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura da Cidade, Edson Lopes, estarão em exposição na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a partir desta sexta-feira,19. A exposição ‘Palmas Tocantins’, produzida por Tharson Lopes, filho do fotógrafo e que também atua no ofício da fotografia, faz parte da programação em comemoração aos 34 anos de Palmas e a entrada é gratuita. 

Edson Lopes (in memorian) acompanhou, ao longo de vinte anos, a construção da cidade de Palmas, desde o lançamento da pedra fundamental em 1989 até o ano de 2010. Capturou ao longo desse período, cenas do cerrado dando lugar a prédios, ruas e avenidas. O vai e vem das máquinas e das pessoas que chegavam de todos os cantos do país em busca de uma nova vida, também foi registrado pelas lentes do fotógrafo que deixou um acervo com aproximadamente 15 mil fotos, feitas em película preto e branco. 

A exposição faz parte do projeto ‘Registro documental da Câmera de Edson Lopes – fotógrafo pioneiro de Palmas’ que tem como objetivo a aquisição de equipamentos necessários para a digitalização de parte do acervo do fotógrafo. Nesta primeira fase do projeto já foram digitalizadas 3000 imagens, das quais 50 fotografias resultaram na exposição, ‘Palmas Tocantins - Registro Documental da Câmera de Edson Lopes’, que é realizada pela Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente - Taquaruçu, Canto das Artes, está em circulação no Estado e foi adicionada a programação comemorativa pelos 34 anos da Capital. 

“Palmas Tocantins permite um resgate da memória, permite infinitos olhares para gerações futuras e contribui para a discussão acerca da imagem que os habitantes têm da cidade, que ainda se encontra em processo de construção. A exposição possibilitará também, o contato das pessoas ao conteúdo documental que corria risco de se perder com a ação do tempo. O objetivo do projeto é digitalizar parte do acervo do fotógrafo Edson Lopes e preservar essa memória tão importante para nossa cultura. ”, destaca Tharson Lopes, fotógrafo e fundador do Canto das Artes. 

 

Sobre Edson Lopes

Natural da cidade de Tocantins, em Minas Gerais (e por esse motivo dizia ser o mais genuino tocantinense), Edson Lopes foi pioneiro no Estado do Tocantins sendo o primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura de Palmas. Dono de um olhar sensível e apurado, suas imagens materializaram um grande acervo histórico com registros de momentos memoráveis do crescimento da nova Capital. Edson Lopes faleceu em abril de 2010, aos 66 anos. 

 

Projeto

O projeto ‘Registro documental da câmera de Edson Lopes - Fotógrafo pioneiro de Palmas’, foi contemplado no edital emergencial do Tocantins – Patrimônio cultural material e imaterial, através da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa – ADETUC, Governo do Tocantins, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, Governo Federal.


Serviço

O quê: Exposição fotográfica Palmas Tocantins - Registro Documental da Câmera de Edson Lopes
Quando: 19 de maio a 19 de junho
Onde: Galeria Municipal de Artes, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
Contato: (63)99237-2057 – Tharson Lopes