Gestores de Teresina conhecem projetos desenvolvidos na rede de saúde de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 07 de agosto de 2019 às 16:40

Os visitantes querem conhecer o processo de expansão dos atendimentos em saúde


A implantação e execução de serviços inovadores da rede de saúde de Palmas, somadas aos resultados positivos na qualidade do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) têm chamado a atenção de gestores de outras capitais. Eles querem conhecer o processo de expansão dos atendimentos em saúde oferecidos pela Capital e também dos projetos de pesquisa na área da saúde. 

 

Desta vez, foi a equipe gestora da saúde da cidade de Teresina, no Piauí, que veio à Palmas para ver de perto como funcionam algumas áreas da rede. Logo no início da manhã desta quarta-feira, 07, os diretores da Atenção Básica e Especializada, Francisco Pádua e Maria de Jesus Morsinho, e os gerentes Karoline Alencar (da Informação da Atenção Básica), Clistenei Pereira  (da Informação em Saúde) e Thamara Evelline (da Upa Renascença) foram recebidos pelo secretário executivo da Saúde de Palmas, Frederico Silvério e uma equipe de técnicos da pasta. No primeiro encontro, foi apresentado à organização da atenção básica em Palmas, o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (Upas), o programa Esus, os cursos de residências da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e a implantação do horário estendido nos Centros de Saúde da Comunidade, por meio do Programa Saúde na Hora. 

 

Os representantes da saúde de Teresina se mostraram impressionados com as inovações realizadas pela Capital do Tocantins, além do engajamento da gestão em qualificar os serviços de saúde. Em sua fala, o diretor de Atenção Básica, Francisco Pádua, lembrou que Palmas tem se destacado como uma cidade com a gestão pública muito eficiente. Segundo ele, este importante aspecto faz com que outras capitais estudem e absorvam experiências que tiveram boa aceitação pública para que possam ser desenvolvidas em sua cidade. “Eu acredito que o sistema de saúde tenha crescimento e valorização ainda maior com as trocas de experiências entre as gestões. Estou encantado com tudo que conheci hoje. Acredito que Palmas está no caminho certo”, observou.

 

O secretário Frederico Silvério pontuou que essa impressão da equipe de Teresina confirma o avanço concreto que a rede de saúde de Palmas tem alcançado.   De acordo com o secretário, os atuais registros e dados apontam o crescimento do número de atendimentos com resolutividade na saúde da Capital. “A visita está acontecendo num momento propício, pois estamos avançando no horário estendido nas unidades de saúde e também na reestruturação de alguns processos da rede. A troca de experiências é importante. Hoje, levantamos as nossas potencialidades e também as fragilidades. Sem dúvida é um intercâmbio, onde eles trazem suas experiências e a possibilidade de nos transferir novas tecnologias do SUS. Vamos construir essas pontes com outros municípios do Tocantins e de outros estados para garantir uma melhoria tanto na nossa saúde, mas também propiciar avanços no SUS”, destacou o gestor. 

 

A visita dos técnicos de Teresina continua no período da tarde e também na manhã desta próxima quinta-feira, 08. Na programação eles irão conhecer alguns Centros de Saúde da Comunidade, as Upas, a Fesp e outros serviços oferecidos na saúde de Palmas. 

 

 

Edição e postagem: Lorena Karlla