Gestores educacionais participam de formação continuada com foco na BNCC

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 23 de abril de 2019 às 15:54

Nesse primeiro encontro de formação é realizado no Instituto Vinte de Maio (IVM)

Os 77 gestores educacionais da rede municipal de Educação de Palmas participam nesta terça-feira, 23, da primeira etapa da Formação Continuada 2019, cujo foco principal é trabalhar a formação dos educadores para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nesse primeiro encontro de formação, que está sendo realizado no Instituto Vinte de Maio (IVM) e prossegue até o final do dia, participam os gestores das unidades educacionais. Nos próximos encontros serão atendidos os supervisores e orientadores educacionais, e por fim, todos os professores da rede, tanto da Educação Infantil como do Ensino fundamental.

Segundo a secretária executiva da Secretaria Municipal da Educação (Semed), professora Berenice Feitosa da Costa Aires, a meta é formar ao longo deste ano todos os educadores da rede municipal. “Nosso objetivo é formar todos para a implementação da BNCC a partir de 2020. Em outubro nós começaremos a reformular todos os Projetos Políticos Pedagógicos para que em 2020 já estejam de acordo com as diretrizes da BNCC”, informou destacando que a formação dos professores será separada por áreas de conhecimento.

Durante todo o dia, os gestores educacionais participarão da capacitação por meio de eixos temáticos, conforme sua área de atuação. Os gestores que atuam no Ensino Fundamental estão participando da formação cujo tema é: ‘Os Princípios da BNCC no Cotidiano Escolar’, ministrada pela Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Jerusa Vilhena Morais.

Já os gestores que atuam na Educação Infantil, estão participando da formação sob o tema: ‘A Gestão da Educação Infantil alinhada à BNCC’, ministrada pela professora e também gestora educacional, Patrícia Rodovalho.

Em sua fala, a secretária municipal da Educação, professora Juscéia Garbelini afirmou que ressignificar é a palavra de ordem em tempos de BNCC. “Por isso nós estamos aqui compartilhando experiências. O papel do gestor escolar é o de apropriar-se da BNCC, ter intimidade com o Documento para que possa conduzir bem os trabalhos junto aos professores e no diálogo que precisa ter com a Semed, sobre os passos da implementação da BNCC”.

Para a professora Jerusa a rede municipal de Palmas deve se preocupar em trabalhar a implementação da BNCC tendo como foco o ensino-aprendizagem. “A escola deve se preocupar com o ensino-aprendizagem, com o que os alunos estão aprendendo, como estão aprendendo, como os professores estão ensinando, o que estão ensinando, essa deve ser de fato a preocupação central. As escolas devem inverter essa ordem dita hoje aqui: que os gestores deixem de se deter em 80% no administrativo e se ocupem de fato com o pedagógico, com a aprendizagem do aluno, daí a importância de se analisar os currículos, o funcionamento das escolas”, afirmou destacando que a Semed está no caminho certo ao se preocupar em promover formação a todos os atores envolvidos no processo educacional.

A diretora da Escola de Tempo Integral Monsenhor Pedro Piagem, Marialice Thomáz Soares, disse que a formação servirá para aprofundar os conhecimentos acerca da BNCC. “Esse documento vem para estruturar todo o trabalho pedagógico dentro da escola, desde os pequenos detalhes, até o objetivo final que é a aprendizagem do aluno. E como a nossa rede vem buscando essa unidade na oferta do ensino, nós precisamos trabalhar esse entendimento coletivo para que possamos construir uma rede de ensino realmente eficaz. Essa formação é fundamental para alinharmos a nossa rede a essa proposta do Governo Federal”, declarou.

O cronograma de atividades da Formação deste primeiro semestre prossegue nos dias 25 e 26 de abril para supervisores e orientadores.

O que é a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso, é um documento importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

Edição e postagem: Lorena Karlla