Gestores escolares da rede municipal de ensino recebem orientações de prevenção contra Coronavírus

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 13 de março de 2020 às 15:33

Palestra teve como objetivo tirar dúvidas dos educadores acerca da doença, bem como orientar sobre a necessidade de se reforçar as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde

A fim de elucidar sobre o novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizou na manhã desta sexta-feira, 13, uma reunião com a Diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Marta Malheiros, para todos os gestores escolares da rede municipal de ensino. A palestra teve como objetivo tirar dúvidas dos educadores acerca da doença, bem como orientar sobre a necessidade de se reforçar as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Durante a reunião, a diretora afirmou que por enquanto, não há necessidade da suspensão das aulas nas escolas ou instituições de ensino da Capital, pois não há casos confirmados em Palmas e no Tocantins até o momento. “Nesse momento, na situação epidemiológica de Palmas, a gente deve manter a rotina normal. Até agora temos somente dois casos considerados suspeitos na Capital, que estão sendo monitorados pela área de vigilância em saúde da Secretaria Municipal da Saúde”, disse acrescentando que devemos evitar o compartilhamento das fake news que estão circulando nas redes sociais e que busquemos informações oficiais no site específico do Ministério da Saúde, https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus.

Marta Malheiros destacou ainda que todas as medidas preventivas repassadas seguem protocolos do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. “Devemos reforçar ainda mais os cuidados básicos de higiene como, lavar bem as mãos com água e sabão ou usar o álcool em gel, evitar compartilhamento de utensílios pessoais como copos, evitar espirrar sem colocar o braço na frente, são alguns desses cuidados”.

A secretária municipal da Educação, Cleizenir dos Santos, reforçou que todas as escolas sigam as recomendações oficiais de saúde para prevenção do coronavírus e que qualquer medida que eventualmente suspenda as aulas será tomada sob a orientação da Secretaria de Saúde.

A diretora da Escola de Tempo Integral (ETI) Cora Coralina, Gigi Carvalho, disse que a reunião serviu para esclarecer as dúvidas. “A orientação é a de não gerar pânico, mas gerar informação e esclarecimento, então a palavra-chave é informação, principalmente porque a escola é o lugar aonde se conscientiza e o nosso papel nesse momento é o de esclarecer dúvidas para tranquilizar a comunidade escolar”.