Gestores municipais apresentam resultados do 1º Quadrimestre de 2022

Secretaria Municipal de Finanças

Autor: Secom - Redação | Publicado em 25 de maio de 2022 às 18:44

De janeiro a abril deste ano, o Palmas obteve um superávit primário de R$ 157,2 milhões, superando a meta estabelecida de R$ 20,1 milhões para o período

Na tarde desta quarta-feira, 25, o secretário executivo de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), Eron Bringel Coelho, juntamente com o superintendente de planejamento e orçamento da pasta, José Augusto Rodrigues Júnior, e a titular da Secretaria Municipal de Finanças, Vera Lúcia Isomura, apresentaram os resultados das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2022, durante a audiência pública para prestação de contas do Executivo, realizada na Câmara Municipal de Palmas.

Segundo o relatório apresentado pelos gestores, de janeiro a abril deste ano, as receitas totais do Município foram no montante de R$ 557,3 milhões, gerando um excedente de R$ 124 milhões frente aos R$ 433,3 milhões inicialmente previstos. Em se tratando da meta até o primeiro quadrimestre de 2022, foi obtido um superávit primário de R$ 157,2 milhões, superando a meta estabelecida de R$ 20,1 milhões para o período.

Durante a apresentação, o secretário Eron Bringel destacou que o Município, na gestão da prefeita Cinthia Ribeiro, tem se mantido com uma boa saúde financeira. “Estamos avançando nessa questão de diminuir essa dependência das transferências do governo federal e buscando nossa autonomia, administrando o erário público com responsabilidade e compromisso, visando o equilíbrio das contas públicas”, ressaltou o gestor.

Arrecadação tributária

A arrecadação de impostos próprios do Município teve um saldo a mais de R$ 61,4 milhões, enquanto o total previsto era de R$ 76,4 milhões. O relatório demonstrou destaque para o Imposto sobre Serviços (ISS), que no primeiro quadrimestre de 2022 teve um excedente de R$ 47 milhões. Sobre esse dado, o superintendente da Seplad, José Augusto, explicou que a alta é puxada pela retomada da economia.

“Esse é um reflexo direto da recuperação econômica, no sentido dos prestadores de serviços que retomaram suas atividades com os serviços educacionais, de escolas, universidades, e de outras áreas como as consultas médicas, serviços advocatícios, ou seja, todas as atividades que influenciam diretamente na arrecadação do ISS”, explicou o superintendente.

Despesas
Os gestores também destacaram os gastos com pessoal realizados no período. Os investimentos com os servidores públicos foram a principal despesa primária executada de janeiro até abril de 2022 e atingiu o montante de R$ 177,9 milhões. “Temos que enaltecer o trabalho da prefeita Cinthia Ribeiro, que praticamente zerou as pendências com os nossos servidores municipais, fazendo o pagamento de direitos e benefícios, como a data-base, as progressões e os retroativos”, frisou o secretário Eron Bringel.
A secretária municipal de Finanças, Vera Lúcia Isomura, parabenizou toda a equipe de planejamento pela atuação. “Gostaria de agradecer a equipe pelo cumprimento de todas as metas planejadas e também os servidores do Município, pois é um trabalho que engloba muitas pessoas. Um comprometimento que é feito com todos os cidadãos”, declarou a gestora.

O Relatório de Avaliação do Cumprimento da Meta Fiscal do 1º Quadrimestre de 2022 está disponível para consulta no site da Prefeitura de Palmas.