Gestores municipais de Palmas participam da 10ª Conferência Estadual de Saúde

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 30 de maio de 2023 às 09:49

Evento segue nesta quarta-feira, 31, no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues, das 8 às 18 horas

O secretário Municipal de Saúde (Semus), Thiago Marconi, e o presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Daniel Borini, participaram nesta terça-feira, 30, da solenidade de abertura da 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins. Com o tema: 'Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia', o evento é uma realização do Conselho Estadual de Saúde e segue até esta quarta-feira, 31, no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues, das 8 às 18 horas.

"Estamos muito felizes em poder participar de um momento democrático de discussão da saúde juntamente com outros municípios. Nos colocamos à disposição para ouvirmos as propostas e sugestões, pois é em momentos como este que a sociedade pode enriquecer ainda mais nosso trabalho", destacou o secretário Thiago Marconi, que no ato representou a prefeita Cinthia Ribeiro.

O encontro, realizado de quatro em quatro anos, tem como um dos seus objetivos avaliar a situação de saúde, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde e do Plano Estadual de Saúde. "Agradeço a todas as autoridades da mesa, mas especialmente a vocês do plenário. São vocês que fazem a saúde pública. O controle social vai dar um passo à frente e para isso contamos com o apoio de cada um de vocês, ajude a administração pública, pois é o seu papel, ser parceiro para fazer a saúde andar. Estamos aqui para contribuir, para sermos ouvidos e sermos parceiros dos gestores", pontuou o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício.

Delegados

Em todo o estado foram eleitos 800 delegados nos 139 municípios. Ao todo, mais de mil propostas foram encaminhadas e 80 serão discutidas nesta conferência que inicia hoje. Na plenária, estão presentes nove delegados representantes da gestão, dentre eles o presidente da Fesp, Daniel Borini, que pontua que: "O momento é salutar para elencar importantes estratégias de melhorias para o SUS da Capital".

Autoridades

Vice-governador, Laurez Moreira; secretário estadual de saúde (SES-TO), Afonso Piva; presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Daniel Borini; presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício; representante do Ministério Público Estadual do Estado do Tocantins (MPE-TO), Araína Cesárea, representante da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Fred Alejandro; representante do Ministério da Saúde (MS), Neilton Araújo, representante dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Charleide Matos, presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-TO), Rondinelly Sousa.