Gestores municipais e técnicos da UFT de Gurupi visitam Palmas para conhecer como é realizado o FGT

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 26 de novembro de 2021 às 08:58

A comitiva gurupiense esteve nessa quinta, 25, na Agtur, onde conheceu um pouco mais sobre o Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os técnicos da Universidade Federal do Tocantins UFT (Campus Gurupi) e gestores da Prefeitura Municipal de Gurupi realizaram uma visita técnica a Palmas na tarde dessa quinta-feira, 25, visando conhecer como é realizado o Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). A ideia é levar ao município gurupiense as melhores iniciativas já implantadas, e com bons resultados em Palmas. O encontro aconteceu na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur).

O coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Gurupi, André Felipe, ressalta a importância da visita à Agtur para os próximos eventos em Gurupi. “Vamos usar esses ensinamentos como base para realizar os eventos de Gurupi, não só os de agora, mas os pensados futuramente, transformando o Tocantins em um estado com grandes eventos culturais”, ele ainda destaca a importância da troca de conhecimentos de eventos consolidados no Tocantins.  “Aprendemos como fazer o conjunto dessas ações, quais os deveres e responsabilidades de cada um e os encargos dos parceiros que são fundamentais”, disse o coordenador.

Já a coordenadora de apoio institucional, Marcela Garcia, destacou o apoio que a Agtur ofereceu para a troca de conhecimentos. “Nossa conversa começou antes dessa reunião, onde a Agtur sempre se prontificou a nos ajudar com todas as informações do FGT, por isso, estamos extremamente satisfeitas, e essas informações engrandecedoras farão toda a diferença na execução do nosso evento”, ressaltou Marcela.

Ao recepcionar os visitantes, o presidente da Agtur, Márcio Neres, ressaltou a importância de intercâmbios para troca de informações, e relatou como foi realizado o Festival Gastronômico esse ano. “O FGT é um evento consolidado, mas mesmo assim, esse ano foi desafiador e nossa equipe trabalhou arduamente para remodelar o novo modelo de evento, que foi muito bem recebido pela população e turistas. Estamos honrados pela visita, e certamente teremos mais trocas de informações, visto que a cidade de Gurupi tem crescido bastante, e esperamos também poder de alguma forma contribuir para o seu desenvolvimento turístico”, ressaltou o presidente.

Festival do Pequi

O 1º Festival do Pequi será realizado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Gurupi, entre os dias 1º e 3 de dezembro de 2021. A atividade é realizada em parceria com a Prefeitura de Gurupi e com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, em consonância com o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional e alinhada ao Programa Integrador UFT sem Muros.

Entre os objetivos destacam-se fortalecer a gastronomia regional e estabelecer a relação entre a UFT e os demais segmentos da sociedade, considerando as demandas para o desenvolvimento local e regional.

Concurso de Pratos com Pequi, que selecionará a melhor Comidinha Salgada ou Doce com pequi; o melhor Prato Salgado e o melhor Prato Doce com o pequi. Além disso, o torneio vai eleger o Melhor Roedor de Pequi. A programação contará também com a Feira do Pequi, com a comercialização de comidas típicas e pratos à base da fruta, mostra cultural, com exposições artísticas alusivas ao pequi e apresentações culturais de artistas regionais.