Gincana do Saber incentiva o aprendizado de Língua Portuguesa na Escola Municipal Aurélio Buarque

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 24 de junho de 2019 às 16:36

Próxima edição está prevista para o dia 13 de setembro

Uma experiência que promove o aprendizado de Língua Portuguesa de forma lúdica e prazerosa, e ainda estimula o trabalho em equipe e uma saudável competição em que o conhecimento é a grande conquista. A Gincana do Saber, realizada pelos alunos do 9º ano da Escola Municipal Aurélio Buarque, localizada no Jardim Aureny I, em Palmas, já apresentou resultados surpreendentes em sua primeira edição. Nesta segunda-feira, 24, o trabalho teve continuidade com muita dedicação e criatividade por parte de professores e alunos.

O objetivo da gincana é preparar os alunos para as avaliações internas e externas e melhorar os índices de desempenho na disciplina Língua Portuguesa, além de propiciar oportunidades de interação, estimular o espírito de cooperação, desenvolver a autoestima e despertar o gosto pela língua como fonte de informação e saber.

Esta é a segunda de um total de quatro gincanas a serem promovidas durante o ano, uma a cada trimestre. Em atividades prévias sob a orientação das professoras Marcilene Pereira dos Santos e Marilene Espíndola, os alunos são estimulados a produzir painéis temáticos, paródias e textos e apresentações, que culminam com a gincana. Desta forma, acabam por estudar o conteúdo de forma descontraída e divertida, o que aumenta o aproveitamento, segundo as professoras.

“A idéia da gincana surgiu depois que nossa escola não obteve uma boa classificação em uma avaliação promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), ainda em 2014. Hoje, já estamos entre as 10 melhores de Palmas, graças a este processo em que os alunos se preparam e estudam sem perceber. A evolução é notável”, considera a professora Marcilene.

A diretora da escola, Denildes Milhomem, salienta que a gincana tem contribuído de forma significativa com a aprendizagem dos alunos. “O nível de proficiência em Língua Portuguesa saltou, e nós atribuímos isso à gincana. É uma forma de incentivo que apresenta resultados concretos”, disse.

Como prêmio, os vencedores desta edição irão participar de uma sorvetada. A próxima, que está prevista para o dia 13 de setembro, terá como prêmio uma sessão de cinema. A primeira gincana deste ano aconteceu dia 6 de maio.