GMP alerta palmense sobre cuidados durante chuvas e período de férias

Superintendência da Guarda Metropolitana

Autor: Luiz Henrique Machado | Publicado em 22 de dezembro de 2011 às 10:22

Com a intenção de fazer com que situações simples não se transformem em problemas de grande monta e prejuízos nesse período chuvoso e de férias, a Guarda Metropolitana de Palmas destaca uma série de dicas voltadas aos palmenses. Para o gerente da Divisão Ambiental do órgão, Sub Inspetor Leônidas Castro, cada cidadão pode contribuir muito, levando em conta alguns detalhes. “Um dos principais cuidados que se deve ter é não acumular lixo no quintal”, adianta Castro.

 

“Após as chuvas evite subir no telhado, pois ele fica liso e isso facilita a ocorrência de acidentes”, destaca o Sub Inspetor.

 

Outra dica da GMP é que o palmense evite fazer por conta própria a manutenção do sistema elétrico após o temporal. “Se ele não tem conhecimento do sistema e se o problema ocorreu durante as chuvas é recomendável que seja solicitada a presença de um técnico, principalmente da Celtins”, orienta.

 

Também são recomendações para executar durante as chuvas: evitar uso do telefone, ficar embaixo de árvores, procure estacionar o carro em local seguro e esperar a enxurrada baixar. Também é recomendado evitar que as crianças brinquem ou andem com bicicletas na enxurrada e caso haja bueiros sem tampa na rua comunicar a Secretaria de Infraestrutura, através do telefone 2111 0600.

 

 

Viagem

 

Leônidas Castro orienta ainda aqueles que estão com viagem marcada. Segundo ele, “é comum a pessoa viajar e deixar alguma luz acesa”, o que é errado no ponto de vista das autoridades de segurança. “Lâmpada acesa indica que não há ninguém em casa. Nesses casos a melhor atitude para quem vai deixar a casa é combinar com o vizinho para que ele vá com frequência à residência ver como estão as coisas e deixar claro que há gente no local”, relata Castro.

 

Quanto aos veículos, Leônidas orienta para a realização da manutenção antes do morador pegar a estrada. “Pneus, luzes, pisca alerta, freios e limpadores de para brisa precisam estar em perfeitas condições”, conclui.