GMP ambiental apreende pá carregadeira e autua proprietário de caldo de cana por descarte ilegal de resíduos sólidos

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick | Publicado em 20 de setembro de 2019 às 12:01

Máquina encontra-se à disposição da Justiça no pátio da Guarda metropolitana de Palmas

A fiscalização da Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas apreendeu nesta sexta-feira, 20, uma máquina pá carregadeira, em chácara localizada na antiga estrada que dá acesso a Miracema do Tocantins.  No momento da apreensão, a máquina fazia lançamento de resíduos sólidos próximo à estrada.

 

De acordo com os fiscais da Guarda Metropolitana Ambiental, o proprietário de um caldo de cana, que fica à beira do asfalto, sentido Residencial Polinésia e Caribe, acompanhava o trabalho de uma máquina pá carregadeira que fazia o lançamento de entulhos e cascalhos para nivelar o terreno do estabelecimento  com o asfalto. 

 

Ainda de acordo com os agentes ambientais esse procedimento já vem sendo feito há algum tempo pelo proprietário do caldo de cana. Nessa quinta, 19, a equipe conseguiu flagrar a máquina pá carregadeira fazendo o lançamento dos resíduos sólidos no local para depois fazer a cobertura com o cascalho, sem licença ambiental.

 

Na oportunidade, o operador da máquina pá carregadeira disse aos fiscais da GMP ambiental que não possuía autorização para exercer a atividade e que estava cumprindo ordens do proprietário do caldo de cana.

 

Em seguida, o proprietário do caldo de cana e o operador da máquina pá carregadeira foram conduzidos pela Guarda Metropolitana Ambiental à Delegacia de Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Demac),  onde foi  lavrado o TCO de número 3876/19 e os  dois autos de infrações no valor de R$ 5 .000,00 cada, pelo lançamento dos resíduos sólidos em área não autorizada.

 

A pá carregadeira foi recolhida e encontra-se à disposição da Justiça no pátio da Guarda metropolitana de Palmas.