GMP Ambiental captura jiboia em telhado de residência no setor Santa Fé

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick | Publicado em 08 de novembro de 2021 às 12:55

Animal de cerca de dois metros estava escondido no telhado da casa; moradora acionou a Guarda Metropolitana Ambiental pelo telefone 153

Uma jibóia de aproximadamente dois metros de comprimento foi capturada pela Guarda Metropolitana Ambiental em uma residência no setor Santa Fé, por volta das 22h30 de domingo, 07.

O animal foi visto por uma moradora, que ao se preparar para dormir viu a cobra no telhado da casa. A mulher entrou em contato com a Guarda Metropolitana de Palmas, pelo telefone 153, solicitando a captura do animal, que estava escondido entre as telhas e uma viga de madeira.

Os agentes ambientais da GMP retiraram o animal com segurança, e fizeram a soltura do réptil em um local seguro. De acordo com a Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas, os animais ficam mais propensos a procurar locais mais secos, durante o período chuvoso.

A Guarda Metropolitana orienta a população que não tente capturar o animal, ainda que não seja peçonhento. A recomendação é para que o morador acione a Guarda pelo número 153 e solicite a captura.

O órgão recomenda:

- Vedar as frestas, buracos, paredes, assoalhos, forros e rodapés para evitar que esses animais não adentrem as residências;

- Utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;

- Manter limpos os locais próximos às casas, jardins, quintais, paióis e celeiros;

- Evitar plantas tipo trepadeiras e bananeiras nas casas e manter a grama sempre cortada.