GMP e parceiros farão notificação educativa de combate a queima rural

Superintendência da Guarda Metropolitana

Autor: Luiz Henrique Machado | Publicado em 01 de junho de 2012 às 16:05

Acontece na próxima terça-feira, 05, o Dia “D” de Notificação Educativa de Combate a Queima Rural. A ação será executada pela Guarda Metropolitana de Palmas, em parceria com oito órgãos. As estratégias do evento estão voltadas para a conscientização das famílias, a fim de que elas não utilizem o fogo no período de estiagem.

Esta será a terceira edição do Dia “D” e terá como participantes também a Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), Corpo de Bombeiros, Saneatins, Celtins, Defesa Civil Estadual e Seturb. Todas as equipes vão se reunir no Paço Municipal, na terça-feira, às 8h, para a divisão das rotas, e imediatamente cada grupo seguirá para seus destinos.

Segundo Leônidas Castro, chefe da Divisão Ambiental da GMP, o alvo das ações esse ano são 1800 famílias que vivem na zona rural. “Temos ainda 26 presidentes de associações de produtores rurais já capacitados para nos auxiliarem. Eles foram treinados e vão dar sequência às Notificações junto a seus associados”, destacou Castro.

Os trabalhos já ocorrem na cidade. Desde o dia 15 de maio, a GMP executa a notificação educativa de queimada. O prazo para encerramento dessa ação é o final de julho. Até essa data a GMP quer alcançar 15 mil residências. Quem for flagrado ateando fogo em lixos ou terrenos baldios responderá por crime ambiental.