GMP fará ação contra queimada na zona rural

Superintendência da Guarda Metropolitana

Autor: Luiz Henrique Machado | Publicado em 07 de junho de 2011 às 16:01

Na busca pela melhor orientação dos moradores e visando o fim das queimadas desnecessárias, uma equipe da Guarda Metropolitana de Palmas vai para a zona rural nesta quarta-feira, 8, às 7h30. A atividade faz parte da Semana de Notificação Educativa, que teve início na segunda e termina sexta-feira. O roteiro prevê a visitação a 16 localidades onde os Guardas Metropolitanos e parceiros devem passar o dia.

 

Conforme destacou o Subinspetor Leônidas Castro, “a ideia é orientar os produtores rurais a ponto de não utilizarem mais as queimadas”. Castro destaca que todas as propriedades visitadas serão notificadas e em caso de flagrante com queimadas, haverá a autuação por crime ambiental. “A multa poderá ser por fração ou por hectares de terra queimados”, adianta Castro.

 

No documento de notificação a ser entregue pela GMP, os colonos têm as informações relacionadas às leis às quais eles poderão ser submetidos em caso de flagrante. “A infração pode gerar pena de seis meses a quatro anos de detenção”, afirmou o subinspetor.

 

 

Agentes

Na Capital, o trabalho de capacitação da GMP beneficia 115 Agentes de Vigilância Ambiental, que vão auxiliar nas notificações educativas. “Nossa meta é orientar para que a prática da queimada urbana diminua sensivelmente, ou seja, banida de uma vez”, diz Leônidas Castro.

 

Para quem for pego em flagrante, a multa pode variar de cinquenta reais a cinquenta milhões de reais. A Guarda Metropolitana de Palmas pretende notificar todas as residências da Capital até 2013, com apoio do Ministério Público Estadual. Esse trabalho resultará na criação de um banco de dados para facilitar o mapeamento de todas as propriedades notificadas.