GMP realiza mais de mil atendimentos nos primeiros oito meses de 2022

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 22 de agosto de 2022 às 09:20

Relatório da Divisão de Planejamento Operacional da GMP aponta que 80% dos registros estão relacionados à segurança patrimonial

Um total de 1.376 atendimentos foram registrados pela Divisão de Planejamento Operacional da Guarda Metropolitana de Palmas (Diviplan) nos primeiros oito meses de 2022. Ainda de acordo com o Relatório da Divisão de Planejamento Operacional da GMP, 80% dos registros estão relacionados à segurança patrimonial, totalizando 1.205 ocorrências. 

De acordo com a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), dentre as ocorrências mais registradas, constam 283 relativas ao apoio a outros órgãos, 117 averiguações e 111 são atendimentos referentes a fiscalização, vistorias e crimes ambientais.

O órgão também realizou 703 patrulhamentos em atividades preventivas, registrou 123 ocorrências de perturbação do sossego público, e 14 ocorrências de outras naturezas. Conforme o Superintendente da Guarda Metropolitana de Palmas, Marcelo Lima, as atividades preventivas da GMP acontecem diariamente. “Os números mostram a dimensão das atividades desenvolvidas pela instituição apoiando as forças de segurança, no policiamento ostensivo e preventivo da cidade, fruto do apoio da administração pública municipal”, disse. 

A análise dos dados apontou que o dia da semana em que mais ocorrem atendimentos é o domingo, que no período registrou 246 ocorrências; o sábado também tem alto índice de chamamentos, com 235. 

As ocorrências foram registradas por vários Setores Operacionais da GMP,  a exemplo do trabalho desenvolvido pela equipe do Guardião Escolar que registrou 35 ocorrências, o Núcleo Ambiental e Apoio ao Turista, que teve 257 solicitações e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), com 33.

 

Trote

Dentre as ocorrências referentes à Segurança Patrimonial, 54 foram canceladas por motivo de trote, endereço errado, dentre outros. A GMP orienta que ao buscar os serviços da corporação o cidadão deve ligar no 153, somente em  casos de necessidade. 

O secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Agostinho Junior, destacou que a corporação tem atuado de forma preventiva e ostensiva para promover a sensação de segurança na população e no segundo semestre de 2022 o trabalho continuará sendo feito neste sentido. 

Atendimentos de ocorrências durante o semestre de 2022
Janeiro: 664
Fevereiro: 382
Março: 28
Abril: 66
Maio: 170
Junho: 48
Julho: 17
Agosto: 01
 

Texto: Márcio Greick/ Secom

Edição: Lorena Karlla/ Secom