Grupo técnico visita área do futuro Parque do Córrego Sussuapara

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro / Edição: Juliana Matos | Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 15:45

Implantação de novos espaços verdes deve ajudar na redução dos problemas sociais e ambientais da Capital

No final da tarde desta quarta-feira, 21, técnicos da Prefeitura de Palmas, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da agência alemã GIZ de cooperação técnica fizeram uma visita técnica ao futuro Parque do Córrego Sussuapara, que é um dos locais que de intervenção do Projeto Parques Lineares e Zoneamento Ambiental do Município.

A visita faz parte de um conjunto de eventos que se iniciou no período manhã do mesmo dia e segue até sexta-feira, 23, e tem como objetivo apresentar o Projeto Parques Urbanos de Palmas, composto pelo Parque do Córrego Machado; Parque do Sol e Parque do Córrego Sussuapara. Também objetiva lançar e apresentar do Zoneamento Ambiental do Município, ambos os projetos são desenvolvidos em parceria pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).

Parque do Córrego Sussuapara

Localizado na região central de Palmas, o Parque do Córrego Sussuapara deve contar com  pistas de caminhada, ciclovias, trilhas em seu interior, anfiteatro, biblioteca e outros equipamentos demandados pela população, além de ser beneficiado por recomposição florestal, através de arborização e criação de pontos de passagem de fauna.

O projeto tem como foco a instalação de dispositivos de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) / Drenagem Sustentável, que favoreçam a infiltração das águas pluviais através do aumento da permeabilidade do solo, processo que deve ajudar, inclusive, a reduzir os processos erosivos e assoreamento do córrego. “Entre os resultados esperados com a implantação do parque estão a redução dos problemas sociais e ambientais, a melhoria na qualidade e vazão do curso hídrico, a melhoria no bem-estar e na saúde humana, na recuperação do verde e melhor adaptação aos efeitos das mudanças climáticas”, destacou a presidente da FMA, Meire Carreira.

O projeto conta com o apoio do City Climate Finance Gap Fund, que é operacionalizado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Banco Mundial. O BEI estabeleceu uma parceria com a Deutsche Gesellschaft für internationale Zusammenarbeit (GIZ), que presta a assistência técnica em representação do BEI.

Programação
Na quinta-feira, 22, na parte da manhã, será realizado o lançamento público das iniciativas Parques Urbanos de Palmas e Zoneamento Ambiental do Município, a partir das 9 horas, na Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spinola Teixeira, Setor Bertaville. À tarde, a partir das 14 h, as equipes dos projetos farão visitas de campo nas áreas abrangidas, para conhecimento das áreas de intervenção dos projetos e coleta de informações.

Na sexta-feira, 23, será realizada uma oficina técnica para discussão da “Qualificação Socioambiental na área do Córrego Machado – Regularização Fundiária e Criação de Parque Linear”, durante todo o dia. O encontro acontecerá no IVM.

Leia tambémEvento de lançamento de projetos Ambientais e Urbanos em Palmas promete transformações na Capital

Texto: Georgethe Pinheiro/Secom
Edição: Juliana Matos/Secom