Grupos de acesso encerram terceira noite com muito forró e animação

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 25 de junho de 2022 às 11:58

Apresentações tiveram muita garra  e entrega dos quadrilheiros para subir ao grupo  principal

Com o dia de São João comemorado nesta sexta, 24, o que não faltou na terceira noite do 30° Arraiá da Capital, em Palmas (TO) foi muito forró e animação, no coreto e dentro da Arena. Grupos de acesso e as juninas do projeto São João fizeram a arquibancada ir ao delírio. E pra fechar a festança, Núbia Dourado, com a participação especial das cantoras Karolina do Cerrado e Polly Alves, comandaram o show no palco principal.

A programação da noite começou com a alegria contagiante dos grupos do projeto "São João Vem de Berço", das Escolas de Tempo Integral Anísio Spínola Teixeira e Padre Josimo Morais. O projeto visa dar continuidade à tradição de quadrilhas juninas, cativando os alunos das escolas municipais para que no futuro possam integrar o movimento junino profissional em competições.

As apresentações dos grupos de acesso foram marcadas com muita garra e entrega dos integrantes, que tinham como meta principal subir para o grupo principal. E o público respondeu a essa entrega. "Que festa linda, a vontade que dá é de dançar junto com eles", destacou a vendedora Joana Alves, que afirmou ser uma frequentadora de muitos anos do Arraiá da Capital.

Os dois melhores grupos de acesso deste ano vão subir para o grupo principal  da próxima  edição.  Também  foram avaliados o Marcador e o Casal de Reis de cada grupo, que competem de igual forma com as juninas principais, concorrendo ao prêmio de R$ 5 mil, cada. 

A junina "Já Vim Já Vou" apresentou o tema "A Invenção do Nordeste", e mostrou ao público como se dança baião. E o grupo "Nação Junina" contou a história dos sertanejos que precisam enfrentar a seca, nunca perdendo a fé por dias melhores. A junina "São João das Palmas" mexeu com o imaginário dos presentes, trazendo como enredo "Akakor: a cidade perdida da Amazônia". Conta a lenda, que deuses das profundezas do universo desceram em suas naves alienígenas e levaram tecnologia  aos indígenas.  

No coreto, o forró de "VL do Acordeon" e a "Banda Nova Geração" embalaram a noite de sexta, levando famílias a dançarem ao ritmo da sanfona. O público também pode se deliciar com as comidinhas típicas e no busão da Saúde, estacionado no local, também tiveram a oportunidade de se vacinar contra a Covid-19 e Influenza. A grande novidade é que as doses para a Influenza foram abertas para o público em geral. E para aquele registro nas redes sociais, famílias fizeram filas na entrada do circuito, que recebeu uma decoração especial.