Guarda Metropolita apresenta Plano de Redução de Queimadas em 30%

Superintendência da Guarda Metropolitana

Autor: Luiz Henrrique Machado | Publicado em 02 de março de 2011 às 18:19

A Divisão Ambiental da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes já tem doze parceiros confirmados, que vão auxiliar na execução do Plano de Enfrentamento às Queimadas em 2011. A maioria dos convidados esteve presente no Auditório do Paço Municipal de Palmas, na tarde desta quarta-feira, 3, durante a apresentação do projeto, que entre outras propostas, busca reduzir em 30% a quantidade de áreas atingidas pelo fogo.

A Divisão Ambiental da Secretaria propõe envolver ainda mais os parceiros no trabalho de prevenção, usando palestras e ações educativas como ferramenta. Também prevê que estes parceiros sejam colaboradores na parte financeira e na cessão de equipamentos para o trabalho em campo.

O subinspetor, da Guarda Metropolitana de Palmas, Leônidas Castro, chefe da Divisão Ambiental, disse que devido às fortes chuvas, as plantas crescem mais e esse ano a previsão é que tenha uma grande quantidade de massa exposta à possibilidade de incêndios. “Para darmos resposta com eficiência, planejamos a implantação de cinco bases com homens e equipamentos em pontos estratégicos do município”, destaca.

O Plano de Enfrentamento destaca também a criação de uma Gerência de Fiscalização, que deverá atuar 24 horas, durante sete dias da semana. Uma das atribuições desta Gerência é a orientação à quem precise obter autorização para realizar queima controlada durante o período crítico, que vai de junho a outubro.

Durante a apresentação do plano os parceiros puderam conhecer a quantidade de pessoas, equipamentos e outros investimentos necessários para o sucesso das operações.

Presentes

A apresentação contou com a presença de representantes do Ibama, Celtins, Cipama, Corpo de Bombeiros, Organização Jaime Câmara, Infraero, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.