Guarda Metropolitana de Palmas celebra 19º aniversário

Superintendência da Guarda Metropolitana

Autor: Luiz Henrique Machado | Publicado em 06 de fevereiro de 2012 às 15:42

A Guarda Metropolitana de Palmas está comemora nesta quinta-feira, 9, seu 19 aniversário de fundação.

Em quase duas décadas de muitas ações, a instituição vê consolidada sua importância na contribuição à sociedade e na proteção do patrimônio público municipal, assim como na atuação da segurança preventiva e na busca de alternativas viáveis para desviar crianças e jovens carentes dos caminhos das drogas e da criminalidade, a exemplo da Escolinha de Música que conta com quase 80 jovens, e do Guardião Escolar, que atua direto nas Escolas Municipais auxiliando a comunidade escolar.


O efetivo da GMP, ao longo desses anos, também teve conquistas importantes para sua formação e capacitação profissional, recebendo cursos e treinamentos, auxílio alimentação e progressão horizontal e vertical. Hoje a instituição conta com um Grupo de Operações Táticas, formado por guardas que atuam em situações que exigem efetiva repressão.


 

A Guarda Metropolitana conseguiu convênio com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI, do Ministério da Justiça, que está possibilitando a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, e o videomonitoramento de diversas vias públicas da Capital. O projeto está na fase de licitação dos equipamentos.


Para a instituição, mais importante que possuir honoráveis títulos, é receber a gratidão e o reconhecimento da população palmense.