Guarda Metropolitana de Palmas comemora 28 anos com soltura de alevinos no lago de Palmas

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick | Publicado em 05 de fevereiro de 2021 às 13:25

Celebração da data será marcada por diversas atividades de cunho institucional, educativo e solidário

Em homenagem aos 28 anos da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), que acontece na próxima terça-feira, 09, a Divisão Ambiental da Guarda fará soltura de alevinos no Lago de Palmas. A soltura de aproximadamente dois mil alevinos acontecerá neste sábado, 06, a partir das 8 horas, no Pier II, da Praia da Graciosa.

A ação será feita pelos agentes ambientais como ato simbólico de conscientização para preservação das espécies de peixes, dentro do período da Piracema, de 1º de janeiro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021. A Divisão de Fiscalização Ambiental da GMP recolheu durante patrulhamento nos meses de janeiro a fevereiro, aproximadamente dois mil metros de rede de pesca, no lago de Palmas.

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Luiz Cláudio Benício, a Guarda Metropolitana de Palmas é uma instituição reconhecida e respeitada pelos palmenses. “Nesses 28 anos, a Guarda Metropolitana de Palmas tem prestado relevantes serviços à comunidade, seja na área ambiental, de segurança, e ação social, demonstrando que nossos integrantes são homens responsáveis e preocupados com a segurança e o bem-estar da sociedade como um todo”, acrescentando que a instituição tem feito excelentes parcerias com os órgãos de segurança resultando em ações positivas para a segurança pública.

A celebração da data será marcada por diversas atividades de cunho institucional, educativo e solidário. Para o Superintendente Interino da Guarda Metropolitana de Palmas, Marcelo Pereira Lima, a GMP tem uma missão importante na sociedade. “A GMP tem uma importante missão que é a preservação da vida e trabalha, diuturnamente, pela preservação do patrimônio público, a segurança pública, a defesa do meio ambiente”, disse.

A Guarda

Criada em 09 de fevereiro de 1993, a Guarda Metropolitana de Palmas dispõe, atualmente, de um efetivo de 214 guardas, sendo 28 mulheres. A corporação chega aos seus 28 anos com vários serviços prestados à comunidade.

A corporação conta ainda com a Divisão de Fiscalização Ambiental que cuida da preservação e trata de crimes ambientais, o patrulhamento urbano realizado pelos GMPs Operacionais e o uso de treinamento especializado pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu), bem como o Programa Preventivo do Guardião Escolar, além do setor cultural.

A Guarda Metropolitana de Palmas criou o Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da GMP através da Lei 2539/20, que foram adicionados ao programa a Orquestra Jovem, Coral Jovem e a Escola de Música comandados pelo Inspetor Rênison, que tem 30 alunos, que participam de aulas online, conforme o calendário escolar do município e cronograma interno do programa. E a orquestra conta com efetivo de 58 músicos bolsistas.

06/02 - sábado às 8h – Soltura de mil alevinos no Lago

08/02 - segunda-feira às 9h – Doação de sangue por guardas ao Hemocentro do HGP