Guarda Metropolitana de Palmas comemora 30 anos nesta quinta

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick | Publicado em 09 de fevereiro de 2023 às 12:25

Com um efetivo de 207 Guardas Metropolitanos, a instituição é responsável pela proteção do patrimônio público e atua na segurança preventiva

Com três décadas de muitas ações e serviços prestados aos palmenses, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) comemora 30 anos de criação nesta quinta-feira, 9. Crescendo gradativamente, a instituição vê consolidada sua importância na proteção do patrimônio público municipal e na atuação da segurança preventiva de crianças e jovens através dos projetos Escola de Música e  Guardião Escolar. A GMP foi criada através da Lei Complementar n° 1, em 9 de fevereiro de 1993.  

Os 30 anos da GMP se confundem com sonhos e histórias de muitos que ingressaram na corporação no início. É o caso do guarda metropolitano José Ribamar Martins Araújo, que ingressou na instituição em 1993. Ribamar já atuou em diversas frentes de serviço da corporação, passando por diversas qualificações, inclusive chegando ao posto de subcomandante. Atualmente, está na coordenação dos plantões das viaturas no período noturno. 

“A Guarda Metropolitana tem uma trajetória de muita garra e conquista, hoje é uma das instituições que paga um dos melhores salários do País; e possui viaturas e  armamentos de ponta. É uma instituição forte e valorizada, uma conquista de todos os guardas que sonharam e lutaram desde a sua criação para que se tornasse sólida e reconhecida”, conta Araújo. 

 

Mulheres na GMP

A partir de 1998 a GMP incluiu  a primeira turma feminina na corporação.  A guarda metropolitana Joana Paula Martins ingressou na instituição em 2002.  Ela conta que, em quase 21 anos de profissão, buscou também o crescimento profissional e atualmente está lotada no setor administrativo, como secretária da Superintendência da GMP.  “Vejo a GMP como uma instituição que cresceu muito e passou a valorizar mais seus integrantes, aproveitando melhor as competências dos seus servidores,  com isso vários colegas têm se destacado em diversas áreas, incluindo instrutoria em cursos de qualificação, nos quais eu também já contribuo como instrutora”, acrescentando que o município também lhe proporcionou especialização em Políticas Públicas e formação em Coaching Integral Sistêmico.

 

Ampliação

E entre o passado e o presente, a Guarda Metropolitana de Palmas se modernizou, adquiriu novas viaturas e armamentos, qualificou sua tropa, investiu em formação e capacitação profissional, concedeu progressão horizontal e vertical aos seus servidores e promoção por merecimento a  inúmeros  guardas.  Recentemente a instituição lançou o edital do concurso da GMP, com a abertura de 100  vagas, sendo 50 vagas de inicio imediato e 50 destinadas ao  cadastro reserva.

Para o superintendente da GMP, Amorim Júnior, a instituição está de parabéns pelos 30 anos dedicados à segurança do município de Palmas. “Nesses 30 anos queremos parabenizar todos os guardas metropolitanos e servidores da instituição que contribuíram significativamente para que nossa instituição se tornasse referência em segurança pública e patrimonial  dentre as forças de segurança."

 

Funcionamento

A GMP tem 207 guardas, divididos nos seguintes setores: Divisão de Planejamento Ambiental, Ronda Ostensiva Municipal (Romu),  Segurança do Executivo, Guardião Escolar,  Gerência de Segurança Patrimonial e Administrativo. 

Gerência de Segurança Patrimonial - desenvolve o serviço de proteção dos seus bens, serviços e instalações, constantemente realiza serviço de segurança pública em parceria com a Policia Militar, Policia Civil entre outras forças de segurança. Também atende as demandas de todas as secretarias de fiscalização urbana, realiza patrulhamento ostensivo e preventivo, através dos grupamentos especializados com viaturas caracterizadas.

Romu - grupamento altamente qualificado onde o efetivo está sempre pronto para realizar atividades mais complexas e que exige técnicas mais refinadas e destreza, em prol da segurança da comunidade.

Divisão de Fiscalização Ambiental - atua, em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente e instituições estadual e federal, na fiscalização dos crimes praticados contra a fauna e flora, bem como, a pesca predatória, tráfico de plantas e animais, extração mineral, empreendimento sem a devida licença.  Realiza também o recolhimento e captura de animais silvestres e domésticos, em situação de vulnerabilidade ou de maus tratos.  Os agentes também atuam de forma ostensiva nos crimes de perturbação do sossego público. 

Guardião Escolar - projeto criado em 2002, substituiu o programa Proerd, trabalha com rondas nas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação e ministra palestras de combate ao uso de drogas e à violência. Além de manter um serviço de pronto atendimento para ocorrências nas unidades de ensino. Também tem o projeto de iniciação musical, hoje atuando na  Escola Municipal de Tempo Integral Euridice Ferreira de Melo.

Divisão de Comunicação e Monitoramento - com a proposta de desenvolver ações integradas, bem como, o intercâmbio das informações adquiridas pelo sistema de planejamento de segurança a fim de articular de forma conjunta com as demais instituições de segurança na prevenção a violência. Hoje está estruturado no Sistema Integrado de Operações (Siop), além de atender as denúncias repassadas pelos números 190 e 153, é responsável pelo monitoramento dos logradouros públicos.

 

Segurança e arte

A Guarda Metropolitana também está presente na vida de milhares de jovens palmenses com o Programa Sociocultural de Segurança Preventiva, onde muitas crianças e adolescentes tiveram suas vidas transformadas através da música.  Criada em 1993, a Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas, ascendeu em 2020 ao nível de Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas, surgindo também o Coral Jovem. No mesmo ano, foi criado o Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda Metropolitana de Palmas, onde foram incorporados ao programa: a Escola de Música, a Prática com Instrumento, a Orquestra e o Coral Jovem.   

Atualmente são 199 jovens atendidos no Programa, divididos na Escola de Música, Orquestra e Coral Jovem. Além de uniformes e instrumentos, os músicos recebem mensalmente uma bolsa para custear as despesas com transporte às aulas e às apresentações.  Os músicos da Orquestra Jovem são regidos pelo maestro, inspetor Rênison Oliveira, onde se apresentam dentro e fora de Palmas, e também desenvolvem ações como os Guardiões da Alegria, que realizam intervenções  artísticas em hospitais e postos de saúde.

 

Texto: Márcio Greick/Secom
Edição: Secom