Guarda Metropolitana de Palmas completa 29 anos

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick | Publicado em 09 de fevereiro de 2022 às 10:36

Ao longo dos anos, atuação do órgão de segurança foi além de combate e prevenção ao crime

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) foi criada, em 09 de fevereiro de 1993, com o objetivo de proteger os bens públicos do Município de Palmas, seus serviços e instalações, subsidiariamente atuando como complementação e apoio das atividades juntamente com a Polícia Militar. Ao longo dos últimos 29 anos, a GMP evoluiu, tornou-se instituição de segurança pública e aproximou mais da comunidade com suas frentes de serviços específicos e também com suas atividades inteiramente preventivas.

Atualmente, são  209 guardas,  entre homens e mulheres, que garantem ao cidadão palmense atendimento às diversas demandas. O subinspetor Carlos Lima entrou na instituição no ano de 1993, e vem acompanhando de perto a evolução da instituição durante esses  29 anos. Segundo ele, o órgão teve avanços em várias áreas. “Principalmente enquanto órgão de segurança pública, pois antes trabalhávamos praticamente como vigilante patrimonial e, hoje, estamos trabalhando com armamento, viaturas, logística e também em parceria com as demais forças de segurança”, conta.

O órgão atua em áreas ligadas à segurança pública, onde  a população pode acionar a GMP através do 153  para atender os mais diversos tipos de ocorrências, como perturbação do sossego público, crimes ambientais, além de crimes e contravenções penais, que são atendidos pelo Grupo Operacional, e pelo grupamento especializado formado pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu) Divisão de Fiscalização Ambiental e  Guardião Escolar.

Nestes 29 anos, a instituição promoveu cinco concursos para provimento de guardas municipais  e um para a Banda de Música. “Nestas quase três décadas de serviços prestados, com ações efetivas que beneficiam a segurança da população palmense, nós só temos que agradecer aos homens e mulheres que atuam com maestria e fazem da Guarda Metropolitana de Palmas uma instituição de referência", ressalta a titular da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), coronel Alaides Machado.

Prevenção

A GMP também atua com o  Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que  tem como objetivo promover ações preventivas de combate à criminalidade através do monitoramento visando fomentar a segurança da população com ações estratégicas para a garantia do bem-estar à população do município de Palmas.

A central de monitoramento opera com 22 câmeras. O superintendente da GMP, Marcelo Pereira Lima, destaca a evolução ao longo dos últimos anos. “Eu ingressei no primeiro concurso. Hoje, temos muito a comemorar enquanto instituição no sentido de evolução técnica e institucional respeitando as particularidades de atuação com parcerias muito fortes com outras forças de segurança”, afirma.

Sociocultural

A atuação do órgão de segurança vai além do combate ao crime e trabalha com o Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda Metropolitana de Palmas atuando com a  Banda Mirim da Guarda Metropolitana, que é formada pela Orquestra Jovem, Coral Jovem e Escola de Música. “Esse projeto contribuiu muito para o crescimento pessoal, onde ele  desenvolveu habilidades como capacidade de concentração”, conta a professora Ketlin Santos, que é mãe do aluno e trompetista Rafael dos Santos Melo, que atua no projeto desde os 12 anos.

Videomonitoramento

Em 2012, foi implantado o sistema de videomonitoramento eletrônico,  que deu notoriedade a Instituição no tocante a segurança preventiva, com câmeras de vigilância instaladas em pontos estratégicos de Palmas, como a Orla da Graciosa, o Parque Cesamar, a Avenida Palmas Brasil e as regiões norte e sul, subsidiando a Polícia Civil na  investigação e elucidação de crimes.

Romu

A Divisão De Ronda Ostensiva Municipal (Romu) foi criada em 2014 e é composta por integrantes da Guarda Metropolitana de Palmas, que receberam treinamentos táticos para atuação nessa frente de serviços. Tem como principal foco de atuação a fiscalização ostensiva em locais públicos com maiores índices de criminalidade, como assalto, furtos, tráfico e uso de drogas.

Fiscalização Ambiental

A Divisão de Fiscalização Ambiental desenvolve atividades para preservação e proteção do meio ambiente, mediante termo de cooperação técnica celebrado entre a Fundação Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu).

Nesta área, são desenvolvidas ações voltadas à conscientização da população no que se refere a queimadas e incêndios no município de Palmas, além da captura e o recolhimento de animais silvestres em locais urbanos.