Guarda Metropolitana de Palmas dá dicas de segurança para quem irá viajar

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Secom | Publicado em 29 de dezembro de 2022 às 13:22

Evitar a exposição, durante viagem de férias, nas redes sociais é uma das recomendações da GMP

O fim de ano é a época em que grande parte da população desfruta do período de férias para viajar e descansar. Esse momento em que as pessoas curtem alguns dias longe de casa, entretanto, é quando os criminosos aproveitam para praticar furtos. Pensando nisso, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) listou algumas ações úteis para proteger as residências no período de férias.

Segundo a corporação, evitar exposição nas redes sociais e pedir aos vizinhos para vistoriarem os imóveis são atitudes que contribuem para a prevenção de furtos e roubos. Manter o interfone e campainha desligados também contribui para a segurança. De acordo com o subinspetor da GMP, Carlos Rogério Lima, é importante saber que o criminoso sempre buscará um alvo fácil e, por isso, você precisa criar mecanismos para dificultar a ação dele.

Lima diz que uma preocupação constante nesta época do ano é deixar a casa sozinha enquanto viaja, pois as possibilidades de furtos são altas. Por isso, traz algumas dicas para redobrar a segurança enquanto os proprietários estiverem ausentes. "Procure não deixar a residência com uma aparência de abandonada. Evite acumular folha de árvores, deixar jardins descuidados, grama crescida, lixo acumulado, caixa de correspondência cheia ou luzes acessas durante o dia. Antes de sair, certifique-se de que todas as portas e janelas estão trancadas e reforce as janelas de vidro com um pedaço de madeira", aconselha. Outra dica importante, é ter sempre alguém de confiança que possa ficar com uma cópia da chave e realizar o monitoramento. Para quem mora em condomínios fechados ou edifícios, não deixe as chaves na portaria.

A GMP orienta, ainda, a não divulgar o período de férias especialmente em redes sociais e sugere que as fotos sejam postadas da volta do passeio, de preferência, uma vez que as redes sociais são espaços que os criminosos usam para saber como está a vida social do morador. Não deixe dinheiro e joias em casa, a não ser que existam mecanismos de segurança, como cofres pessoais, e leve as chaves da residência e dos veículos.

Antes de pegar a estrada, desligue a campainha ou o interfone, visando evitar que criminosos usem esses aparelhos para verificar se a casa está vazia ou habitada. 

É aconselhável que o morador deixe sempre um telefone de contato com o responsável pela supervisão da residência e que possa de possíveis problemas com a casa, em caso de furto ou invasão. 

A Guarda Metropolitana de Palmas reforça que para qualquer situação de suspeita ou ato delituoso, basta entrar em contato com os telefones 153 e 190.