Guarda Metropolitana de Palmas é referência em segurança pública

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Secom | Publicado em 03 de setembro de 2021 às 10:19

Nesta sexta-feira, 03, é celebrado nacionalmente o Dia do Guarda Civil, e a Capital conta com um efetivo de 211 profissionais que atuam incansavelmente para proporcionar bem-estar e proteção ao cidadão palmense

Criada no dia 09 de fevereiro de 1993 com a proposta inicial de proteger o patrimônio público da Capital, a Guarda Metropolitana de Palmas chega ao ano de 2021 como uma instituição consolidada e referência para outros órgãos da área de segurança pública. E nesta sexta-feira, 03, é celebrado nacionalmente o Dia do Guarda Civil, e a Capital conta com um efetivo de 211 profissionais, sendo 27 mulheres, que atuam incansavelmente para proporcionar bem-estar e proteção ao cidadão palmense.

O subinspetor Valdemir Pereira Gomes, que entrou para a corporação no primeiro concurso realizado em agosto de 1993, conta que apesar do aumento da criminalidade em geral, Palmas ainda é uma cidade tranquila para trabalhar. “Durante as rondas e patrulhamentos, nós prezamos sempre pelo diálogo, e, conforme a situação, são executados os procedimentos necessários. É um trabalho bem aceito pela população, e a nossa missão é proteger o cidadão, ressaltou.

"Os guardas civis têm a sua legitimidade assegurada pela Constituição Federal. E Palmas é privilegiada por ter homens e mulheres comprometidos com o trabalho que honram a sua missão de preservar o patrimônio público, mantendo a ordem e a segurança da população. Esta nobre instituição não  se limita ao dispositivo constitucional, diversificando e colaborando efetivamente com a construção de uma cidade mais justa, mais plena e principalmente mais segura", ressaltou a titular da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Coronel Alaídes  Machado.

“A Azul Marinho há 28 anos vem prestando um serviço de segurança cidadã na Capital, promovendo patrulhamento ostensivo e preventivo. Ser guarda civil é servir e proteger o próximo, mesmo com o risco da própria vida’’, lembrou o superintendente da guarnição, inspetor Marcelo Lima.

Ações

Pioneira no Estado, a instituição de segurança pública vem atuando ao longo de sua história em diversas frentes de serviços, com o suporte operacional por meio das equipes especializadas como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que trabalha diuturnamente, atendendo às ocorrências de maior complexidade; Guarda Quarteirão - que desenvolve ações preventivas regionalizadas; e a Divisão de Fiscalização Ambiental - que atua firmemente para proteger os recursos naturais e combater a degradação ambiental nas áreas verdes urbanas e rurais do município.

A GMP se destaca ainda não só nas atividades operacionais de patrulhamento, mas também em ações socioeducativas voltadas para o investimento sociocultural com o projeto musical da Orquestra, Coral Jovem e a Escola de Música, que transformou e continua transformando a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens, contribuindo assim para a formação cidadã. Outra iniciativa que a guarnição apoia é o programa Guardião Escolar, uma ação educativa desenvolvida em parceria com a ETI Eurídice de Melo, a iniciativa reforça a aproximação da instituição com a comunidade escolar.

A data

Desde de 1966, o Dia do Guarda Civil é celebrado no Brasil em 03 de setembro. A data tradicional foi instituída pelo presidente Castelo Branco, por meio da Lei n° 5088 de 30 de agosto do mesmo ano.