Hereditariedade é um dos fatores de risco mais comum do glaucoma

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 26 de maio de 2023 às 06:53

Nesta sexta-feira, 26, é celebrado dia nacional de combate à doença

Você já parou para pensar que o comprometimento da visão pode estar associado a um problema mais grave da saúde ocular? Nesta sexta-feira, 26, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, que é uma doença causada pelo aumento da pressão dentro do olho e tem como um dos fatores de risco mais comum a hereditariedade. Se não tratada, pode levar a cegueira.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima-se que a doença atinge cerca de 1,5 milhão de pessoas já diagnosticadas, fora aquelas que têm glaucoma, mas não sabem ainda. O médico oftalmologista, Marcos Rodrigues Souza, que atende os pacientes do município numa empresa credenciada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), explica que o glaucoma não tem cura, mas deve ser tratado com medicamentos, especialmente colírios, ou, em alguns casos, cirurgia para evitar a perda total da visão.

Além da hereditariedade, a doença também pode ser adquirida com excesso de corticoides, traumas oculares, em pessoas com idade superior a 35/40 anos, decorrência de enfermidades como diabetes, catarata, entre outros e tem ainda a forma mais rara, que é a congênita, que afeta os recém-nascidos. “O problema dessa doença é que ela é assintomática no início, a perda da visão ocorre de fora para dentro do campo visual e vai evoluindo gradativamente até a perda total da visão, por isso é importante fazer o acompanhamento frequente com o oftalmologista para aferir a pressão intra-ocular e realizar exames de acordo com a indicação do profissional", ressalta Marcos.