Hortas Comunitárias da Capital recebem visita do "Desenvolve Palmas" para início do processo de incubação

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Redação | Publicado em 13 de janeiro de 2016 às 15:04

O projeto “Desenvolve Palmas: Promovendo o Desenvolvimento Sociocomunitário” deu início, nesta semana, ao processo de reconhecimento e diagnóstico das hortas comunitárias de Palmas, com o objetivo de definir as principais dificuldades e diferenciais de cada unidade, bem como traçar um plano de ação para cada empreendimento. Ao todo, serão visitadas 13 hortas espalhadas por todas as regiões da Capital, até o final deste mês.

De acordo com Cláudia dos Santos, técnica social na área de incubação, o projeto conta com equipe técnica para oferecer assessoria e formação continuada nas áreas conceitual, técnica e de gestão aos agricultores.“Depois dos diagnósticos realizados, inicia-se a fase de incubação, na qual acompanhamos os empreendimentos na implementação das atividades econômicas, participando também das tomadas de decisão sobre gestão, produção, finanças, marketing e comercialização”, explicou a técnica social, acrescentando, ainda, que o projeto não prevê nenhum tipo de subsídio financeiro. “No entanto, contamos com a parceria do Banco do Povo, da Sedem, que oferece empréstimo a pessoas físicas e jurídicas com juros acessíveis”, completou.

A coordenadora geral do projeto, Juliete Oliveira, explicou que as hortas comunitárias já nasceram com o perfil de economia solidária e fazem parte do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários do Ministério do Trabalho e Emprego (CADSOL). “É preciso, porém, conscientizar as famílias de que fazer parte da Economia Solidária não significa ter que doar sua produção ou vender a preços simbólicos, como muitos pensam. A verdade é que esse tipo de economia é um modelo diferente de negócio, mais voltado à sustentabilidade, cooperação e autogestão, priorizando a qualidade de vida e o trabalho justo”, finalizou a coordenadora.

Para João Raimundo de Souza, agricultor da Horta Comunitária do Aureny III há mais de 15 anos, a assessoria do Desenvolve Palmas será essencial para aperfeiçoar o funcionamento da horta. “Acredito que o apoio do projeto será muito importante para trabalharmos melhor e aumentarmos a nossa renda com a venda dos produtos”, afirmou Souza.

Sobre o Projeto

O Desenvolve Palmas, executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), é um projeto do Governo Federal, em conjunto com a Secretaria Nacional de Economia Solidária e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Seu objetivo é promover ações integradas de economia solidária para a geração de trabalho e renda, promovendo o empreendedorismo coletivo por meio da consolidação de cooperativas, associações, redes solidárias e outros grupos de trabalho.

Informações e cadastro

Interessados devem comparecer ao Centro de Inovação e Aceleração de Palmas (CIAP), localizado na quadra 1.012 Sul, Alameda 01, Lote 01 (ao lado da Coca-Cola) ou entrar em contato por meio do telefone (63) 2111-3218, ou email projetodesenvolvepalmas@gmail.com. Também é possível obter informações e realizar o cadastro por meio do site www.desenvolvepalmas.net.